domingo, 8 de agosto de 2021

Avaliação da Semana: Ford Galaxie "standard" (1970)

Dia desses comentamos a respeito do lançamento do Dodge Dart  e do efeito que ele proporcionou no mercado nacional. Foi um sucesso, posso dizer sem ser muito imparcial (sim, eu sou fã do Dart), e seus predicados o levaram para o desejável prêmio de "Carro do Ano" da revista Auto Esporte, conforme se vê da capa da edição publicada em Março de 1970:

Então, é natural pensar que a concorrência, especialmente a Ford, não assistiria passivamente a concorrente abiscoitar uma importante fatia do mercado de automóveis grandes e logo tratou de atacar o Dart por um de seus predicados: o preço. 

Carro no Brasil sempre foi caro (e antes era mais complicado pela escassa oferta de crédito de então), então o argumento do preço acessível sempre foi muito forte, daí porque a Ford teve a ideia de lançar um Galaxie 500 com o estritamente necessário, cortando todo o supérfluo (sem, contudo, perder as qualidades de conforto de marcha e mecânicas), tudo para se manter na faixa de preço do Dart. O resultado a revista Auto Esporte nos conta, na mesma edição comemorativa ao prêmio concedido ao rival:






O interessante foi que a Chrysler lançou um Dart mais standard ainda, com muito menos supérfluos, grade inteiramente cromada, padrão de estofamento mais singelo e outros detalhes menos requintados. Tudo para ficar menos caro do que o Galaxie standard. Não houve contrapartida da Ford, mas nem era de se esperar: quem comprava carro grande não queria aparecer com um carro básico (e o cachet social?), então ninguém ficará surpreso se eu disser que as versões básicas venderam bem pouco, bem pouco mesmo.

Mas quer saber? Justamente pela raridade, as versões menos caras são extremamente cobiçadas pelos entusiastas e colecionadores de hoje... C'est la vie...

Um comentário:

  1. Até gosto dessa aparência mais austera das versões básicas de alguns carros antigos, mas realmente seria previsível que os ditos "supérfluos" acabassem sendo eventualmente uma necessidade para um carrão dessa categoria. Manobrar um Galaxie queixo-duro com certeza vale por uma academia.

    ResponderExcluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!