sábado, 21 de julho de 2018

Decifrando os códigos dos chassis da linha Chevette

Resolvi que neste mês de julho/18 dedicarei este espaço para compartilhar materiais e apresentar matérias inéditas relativas à linha Chevette, a exemplo da que trago hoje: a decodificação da sopa de letrinhas que forma o número do chassis do seu Chevette, Marajó ou Chevy 500.
  
Durante minhas habituais no Mercado Livre, achei um manual técnico da Chevrolet com a decodificação dos números que compõem o número do chassis e resolvi divulgá-los unicamente em razão do espírito colaborativo que sempre norteou este espaço, pois meu trabalho aqui nada mais é do que difundir informações sobre a cultura automotiva, aqui, em especial, do nosso querido Chevette, sem pretender violar direitos autorais da montadora ou incentivar o mau uso de tais dicas.
 
Não é demais recordar que a adulteração de sinal identificador de veículo automotor é conduta ilícita passível de sanção penal (crime previsto no art. 311 do Decreto-Lei nº 2.848/1940, o Código Penal Brasileiro) e se você tem dúvidas quanto à autenticidade do que consta em um automóvel ou nos registros dele, procure a autoridade policial e/ou o órgão de trânsito do seu Estado. Lá as providências cabíveis serão tomadas.
 
Após este breve aviso legal sobre as consequências legais pelo mau uso de informações sobre chassis da linha Chevette, convido as amigas e os amigos para visualizarem as imagens seguintes, nas quais encontramos explicações interessantes - e oficiais - a respeito dos códigos alfanuméricos que compõem  a sopa de letrinhas gravada em cada carro:
 
 
 
 
Uma das perguntas mais frequentes neste espaço é sobre a identificação das versões de acabamento Pais Tropical (1976), GP (1976), GP II (1977), S/R (1981) e Ouro Preto (1982). Mas a tarefa não é fácil, porque estas opções - de acordo com a tabela acima - não receberam um código específico que as identificasse, infelizmente.

Por isso, apenas pelo número do chassi não me parece ser possível saber se o exemplar em análise é, por exemplo, um legítimo Pais Tropical ou GPII, pois, até que apareçam informações mais consistentes (de preferência da própria fabricante), a identificação dessas versões "não codificadas" vai depender de outros indícios, como, por exemplo, a eventual nota fiscal e manual de instruções do carro (coisa difícil de acompanhar o carro, bem sei...), informações da época ou mesmo uma consulta à GMB para saber se ainda existem registros da linha de produção.

E por falar em omissão, o manual da Chevrolet não faz referência à carroçaria Hatch, mas não tem problema: quando você procurar nas páginas seguintes (e nas anteriores, claro) o campo "tipo da carroçaria", complemente com o código "08", aplicado pela fábrica ao Opala e ao Monza, por exemplo. Tampouco menciona a versão quatro portas do Chevette, a qual recebe a denominação "69".
 
 
Em 1984, o Conselho Nacional de Trânsito - Contran exigiu que todas as fabricantes empregassem novos códigos padronizados para os veículos produzidos em nosso Brasil, de modo que  o VIN (número de identificação veicular, sigla americana) passou a ter pelo menos 13 caracteres:
 

 
Infelizmente, a versão Júnior do Chevette (1992) não ganhou um código novo, mas com a ajuda dos leitores nós conseguimos amenizar esse problema: no campo 7 referente ao "código do motor" se aplica a letra "N" (de motor 1,0 gasolina com carburador), informação faltante na tabela.
 
 
A única e honrosa exceção de série especial identificável é a Chevy 500 Camping, como vocês podem notar acima. A picape foi produzida até 1995, quando finalmente passou o bastão para a Corsa picape. Mas é outra história pra contar em outra postagem...

Texto atualizado em 18/11/2020, com a inclusão de alguns dados que faltam nas tabelas da GMB.

50 comentários:

  1. Parabéns pelas informações tem um tempo que procuro parabéns

    ResponderExcluir
  2. Mas e o chevette hatch?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O manual, ao que pude checar na linha Monza, tem algumas informações incompletas, de modo que, nestas páginas, nada há sobre o Chevette Hatch. Vou verificar se consigo descobrir os códigos aplicados nesta versão e, se der certo, atualizo a postagem. Grato pela observação.

      Excluir
    2. O meu é um chevette hatch sl 1980, bate tudo certinho, unico detalhe que ao inves do 11 como tipo de carroceria, o meu é 08. Parabens pela publicação apesar de fazer um tempo já...veio a me ajudar agora em 2023

      Excluir
    3. Fique tranquilo que está certo: apesar da tabela da GM não indicar (e ela tem omissões que já constatei até em outros modelos), o código "08" é da carroçaria hatch, como o seu Chevette SL é. Aliás, seu carro é interessante, do primeiro ano/modelo (foi lançado em 1979, já como modelo 1980), deve ser muito bom de guiar.

      Grato pela visita e fico feliz que a informação tenha sido útil!

      Excluir
  3. O começo tipo 5d11k não tem no meu chevette, só dps disso, mas está super inteiro o chassis e não está com suspeita de estar faltando de alguma forma as primeiras letras e números, parece q é original, era assim mesmo? A numeração bate, mas os primeiros números e letras não estão impressos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que me lembro, a marcação de chassis no Chevette, ao menos até o ano de 1989, era embaixo do banco traseiro e do lado direito, mas o código não era inteiro (apenas os últimos números), o VIN completo estava na plaqueta na coluna da porta dianteira, a do motorista.

      Caso tenha alguma dúvida, consulte um especialista ou o Detran de seu estado.

      Excluir
  4. Valeu demais grande. Mas pena q não ajuda nas séries especiais. Por ex o chevette "SR" ele coloca na tabela como "GP". E ele tb nao cita o motor 1.6 na tabela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a Chevrolet não se preocupou em criar um código para diferenciar as séries especiais, e como a nota fiscal e manual do proprietário quase nunca acompanham o carro, fica tudo mais difícil. Mas quem sabe a fábrica informe os dados de produção se ainda os tiver em arquivo, é uma possibilidade.

      Grato pela visita e o comentário!

      Excluir
  5. Tenho um Chevette Junior 93/93, no campo que se refere ao codigo do motor (U- Motor a álcool) e (J- Motor a gasolina ) o chassi do meu carro esta com a letra N. Depois vem a sequencia PP que se refere ao ano modelo 93/93.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante a informação. É que o manual da própria Chevrolet não é completo, tem algumas falhas (como, por exemplo, não incluiu o modelo 1982 da linha Monza), e não há indicação do que significa o "N".

      Arrisco a dizer que o código N é para o motor 1,0 gasolina com carburador (a linha Corsa 1994 já tem o código W -para o 1,0 gasolina, mas teria de ver em outros chassis para poder ter um pouco mais de certeza.

      Agradeço a observação e vou ver se consigo a informação, se a busca der certo, atualizo a postagem.

      Excluir
  6. Tem a tabela de cores, tenho um Chevette tubarão 1977 verde e está respeitando e gostaria de saber o código da tinha para comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a),

      Estou montando aqui a tabela de cores dos Chevettes/Chevy 500 entre 1973-1994; por enquanto, tenho acesso às informações da linha Chevrolet por inteiro, sem distinções entre quais modelos e versões poderiam receber determinada cor.

      Para 1977, a cor seria "verde parati", mas, infelizmente, não tenho o código. Como sugestão, sugiro que você aproveite uma parte da lataria que ainda tenha a pintura original mais preservada (parte interna das portas, laterais ou o porta-malas)para levar em uma loja de tintas e lá podem elaborar o tom correto para o seu carro.

      Boa sorte!

      Excluir
  7. Na carroceria o meu esta descrito "69" ele é um 4 portas, seria essa a identificação de 4 portas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Jean Lucas.

      Esse é mais um "furo" da tabela original da própria montadora,como a gente pode perceber em vários outros casos...

      De todo modo, penso que você tem razão, pois o código "69" é utilizado para denominar as versões de "sedan quatro portas" na linha Opala e Monza, por exemplo. Por lógica, certamente o "69" contido no número do chassi do seu Chevette significa a opção pela carroçaria de quatro portas.

      Obrigado por entrar em contato, abraço!

      Excluir
  8. Quais foram os ultímos numeros de chassis chevette fabricados 93 sem contar as chevys ate 95?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto não disponho dessa informação, infelizmente.
      Mas assim que a tiver, publico aqui!

      Excluir
    2. Bom dia, Também gostaria de saber. Tenho um L 93 faturado em jan94 e deve ser um dos últimos.

      Excluir
    3. Possivelmente o seu L é um dos últimos, Harley? Qual o número de série dele? Parabéns pelo seu Chevette!

      Excluir
  9. comprei um Chevette S luxo 1982 ,mas o código J do motor não aparece nessa lista.esse motor é o 1.6?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alan,

      A tabela não é específica, mas acredito que o código "J" indica que o seu Chevette saiu de fábrica com o motor 1,6 a gasolina. Maiores (e mais precisas) informações só com a fábrica, porque essa tabela, infelizmente, não é tão precisa quanto gostaríamos.

      Grato pela visita!

      Excluir
  10. Mas se não identifica no documento como GP
    Não éo caso q não seja
    Mas mas parece impossível descobrir isso
    Me descpinei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não é, pois ainda há a possibilidade de se consultar a Chevrolet para saber se eventualmente há algum registro sobre o veículo (como, por exemplo, a versão que saiu de fábrica).

      Excluir
  11. o chevette 82 serie ouro preto consta no documento. e tem algum detalhe no número do chassi..???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a Chevrolet não se preocupou em criar um código para diferenciar a série especial Ouro Preto - e como a nota fiscal e manual do proprietário quase nunca acompanham o carro, fica tudo mais difícil. Mas quem sabe a fábrica informe os dados de produção se ainda os tiver em arquivo, é uma possibilidade.

      Grato pela visita e o comentário!

      Excluir
    2. Alguem ja conseguiu entrar em contato com a fabrica para saber disso ?

      Tenho um Chevette da cor do Ouro Preto, Mas no documento aparece que ele é de 79 e o motor é 1.4 Gasolina

      mas no Chassi fala que ele é serie especial.

      Excluir
    3. A Chevrolet não dispõe de tais dados, infelizmente. E as fontes que consultei não mencionam quantos Ouro Preto foram produzidos, mas, muito possivelmente, não passaram do percentual de 10% da produção daquele ano. E no seu caso, é provável que algum dono anterior tenha trocado a cor do seu Chevette para a do Ouro Preto, algo que era muito comum na época.

      E Especial deve ser a versão de acabamento, a mais simples à época disponível, pois, infelizmente, a Ouro Preto de 1982 não ganhou um código de chassi específico.

      Grato pela visita!

      Excluir
  12. Parabéns pelo trabalho. Material excelente. Gostaria de identificar o modelo e versão originais da minha chevy 500, 1.6, 93/94. Pela tabela não dá pra saber. Como identificar?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia e parabéns pelo trabalhou.
    Tenho uma chevy 500, 1.6, 93/94 e consegui confirmar os seus dados pela tabela, com excessão do modelo série. Não sei se é DL ou SL. Seria possível descobrir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que ótimo, fico feliz em saber que os dados foram úteis.
      Quanto ao modelo, na época a Chevrolet montava a Chevy 500 com o acabamento DL, conforme informam as revistas da época - coisa que a fábrica não identificou no chassi, infelizmente.

      Grato pela visita e o comentário!

      Excluir
  14. Estou comprando uma marajo 82/83 e ela consta como chevette L no documento, não existe o nome marajo no doc,mas o chassi bate com a numeração marajo. Achei estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informatização dos Detrans é relativamente recente e erros nos cadastros não são raros: meu Mille Eletronic 1993 está cadastrado como se fosse um veículo para apenas 4 passageiros, em vez dos 5 homologados pela Fiat desde 1984...

      Se você ficou com dúvidas, sugiro consultar um despachante ou mesmo o serviço de uma empresa confiável de vistorias veiculares, mas, ao que parece, deve ser um erro no momento do registro do veículo - e que merece correção, até para evitar aborrecimentos.

      Grato pela visita!

      Excluir
  15. Porque não consigo passar na vistoria sem a plaqueta de identificação já que o número fica embaixo do banco traseiro Chevette 78

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei, o número que consta abaixo do banco traseiro é apenas parte do código da plaqueta, mas a resposta para a sua dúvida deve ser tirada por um despachante e mesmo pelo seu Detran, que poderá explicar os motivos pelos quais o Chevette não passou na vistoria e como regularizar.

      Excluir
  16. Legal, como eu suspeitava q o meu era um L 85 travecado de SL porem algumas coisas não batiam, agora tenho certeza q é um L

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era muito comum na época fazer um upgrade de acessórios e frisos; vi muitos Monza SL com os logotipos do SL/E, Opalas variados com frisos e detalhes do Diplomata... Mas agora está a confirmação da versão de acabamento que saiu de fábrica do seu carro!

      Excluir
  17. Boa tarde. Parabéns ao autor pelo espaço. Eu tenho uma RARÍSSIMO GP 2 branco, legítimo 77/77, mas no documento não especifica a versão. Pelo que andei pesquisando, isso era comum ao cheve versões GPs. Andei vendo no Detran se conseguiria alterar o documento tendo em vista que o chassi bate com a versão GP 5D11AGC... Estou na espectativa qua do passar o carro para mim. Alguém tem algum GP que queira compartilhar sua experiência e se está ou esteve na mesma situação que a minha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que publiquei a postagem, percebi que a lista da Chevrolet não é exatamente precisa e tem algumas falhas (ela não fala, por exemplo, do Chevette quatro portas), mas do que pude apurar, não havia um código específico para as versões GP (1976) e GPII (1977), apenas para a GP de 1978 (5F11).
      Em seu caso, o chassi 5DAGC - lido friamente - indica que se trata de um Chevette luxo com motor 1,4l a gasolina fabricado em 1977 em São José dos Campos, mas certamente não é o caso, até porque soube recentemente que o Chevette Jeans, original de fábrica e autêntico, saia com o código 5C, do Chevette standard. Na falta de um código exato, o pessoal da fábrica atribuia ao GP o código do modelo mais luxuoso, mas não sei de outros códigos e números de chassi de Chevettes GP autênticos.

      Em seu caso, um despachante consegue resolver o problema (e os Detrans, antes da informática, eram muito bagunçados, incrivelmente desorganizados),então isso justifica a mudança de modelo no documento. Talvez a Chevrolet tenha em seus registros de produção todos os detalhes do seu modelo para cravar, com toda a certeza, que seu Chevette é GPII desde que saiu de São José dos Campos (e acredito nisso), mas, na dúvida, sugiro consultar um despachante pra ter mais ideias a respeito das exigência do Departamento de Trânsito de seu Estado.

      Parabéns pelo seu carro e volte sempre, o blog esta sempre às ordens!

      Excluir
  18. Se eu tiver um chevette Luxo Sedan 1973 e um chevette Luxo Sedan 2 portal 1983, terei o mesmo chassi? só muda a sequencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente sim, a não ser que a Chevrolet teve o cuidado de não ter dois chassis iguais (embora ache isso pouco provável). Lembro de ter visto um caminhão Scania e um semirreboque antigo (acho que da Randon) com o mesmo número de chassi - então não é impossível que dois veículos diferentes tenham o mesmo número, mas no caso do Chevette seria algo um tanto ruim.

      Portanto, tudo nos leva a crer que sim, seria possível que um 1973 e um 1982 tenham o mesmo número (e isso seria muito interessante!).

      Excluir
  19. opa
    .bom conteúdo..meu dl 1992 bateu certinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes em saber que o conteúdo foi útil, volte sempre!

      Excluir
  20. Como sei quantos Chevette se foram fabricados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Anfavea tem alguns dados de produção e eles informam aos interessados. Brevemente teremos uma postagem sobre o tema, aguarde.

      Excluir
  21. Bom dia

    Primeiramente obrigado por disponibilizar um conteúdo excepcional sobre os nossos queridos chevettes.

    Tenho uma dúvida que pode ser de outras pessoas, recentemente adquiri um chevette 1976, conforme o manual de identificação, ele se enquadra na versão "D" que seria "LUXO" apenas, e para as versões "SL" qual seria o código de origem no chassi ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leonardo,

      Infelizmente o manual da Chevrolet tem suas lacunas e não há informação sobre como os SL eram identificados. Até procurei aqui algo concreto, mas sem sucesso. Não tenho uma resposta definitiva, por enquanto, quando a achar, aviso!
      Grato pela atenção e a visita, volte sempre

      Excluir
  22. Como descubro o último número produzido da chevy 500 1995?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a Chevrolet não manteve o último exemplar no acervo, seria mais difícil descobrir o número da última produzida. Teríamos de comparar com outras tantas nas bases de dados, então é uma tarefa complexa.
      Se um dia conseguir essa informação, publicarei aqui
      Obrigado pela visita!

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!