domingo, 8 de julho de 2012

História do Chevette (1979)

1979- Mais portas, mais versões.

1979 começou, mas a versão GP terminou... A versão esportiva do Chevette não aguentou a virada do ano. O fim foi melancólico, sem despedidas: simplesmente não apareceu nos catálogos e nem nas tabelas de preço.
O Chevette GP durou três temporadas (1976-1977-1978), mas não emplacou em nenhuma delas. Não, não tenho nada contra esta versão. Apenas penso que o Chevette GP poderia ter sido mais bem aproveitado. Aliás, quem não se lembra do Corsa GSi, nos anos 90? Ou o Uno Turbo, um legítimo pocket rocket, lançado em 1994?
Os pocket rocket (foguetes de bolso, numa tradução livre) são aqueles carros pequenos de excelente desempenho, com uma mecânica feita visando a performance, além do esmerado acabamento esportivo. O Chevette GP poderia ser o primeiro destes no Brasil, mas, por questões mercadológicas, não o foi. Tempos depois surgiu outra versão do Chevette com pretensões esportivas. Mas isto é prosa pra outra oportunidade...

Se uns vão, outros vêm: a Chevrolet trouxe duas novidades para o último ano da década de setenta: a versão quatro portas e a Jeans. Aquela versão era uma novidade, a primeira variação da carroçaria básica lançada em 1973. As portas mediam 94 cm (frente) e 92 (traseira), ante os 108 cm da porta da versão cupê:
 
Esta foi a primeira variação da carroçaria do Chevette (Foto: Heitor Hui/QR)
A adição das portas facilitava o acesso ao interior do veículo, embora ele continuasse apertado, pois a distância entre-eixos não foi alterada. (Aliás, o único caso de entre-eixos maior foi o Maverick Sedan, que tinha a distância entre as rodas maior do que na  versão cupê). Talvez por isso a espessura dos bancos dianteiros diminuiu, reservando dois preciosos centímetros extras aos passageiros do banco traseiro.

As portas foram pintadas por dentro pra dar  reforçar o fato de que o interior era monocromático (Foto: Heitor Hui/QR).
Eram disponíveis duas versões de acabamento: a básica e a SL, com os itens idênticos aos das outras versões. Uma ausência muito sentida era que, em nenhuma versão, a “trava de crianças”, que impede a abertura das portas traseiras por dentro quando acionada, era disponível.

Apesar de ser uma boa novidade, e de seu belo desing, a versão com duas portas a mais nunca foi sucesso de vendas por aqui. No Brasil, até os anos 80, imperava a cultura das duas portas. Culpa do Volkswagen Sedan? Não sei dizer com a necessária certeza, mas o brasileiro não comprava carro quatro portas como compra hoje. 

Na época, a versão quatro portas do Chevette foi encarada como uma tentativa de oferecer um produto novo no mercado, visto que o Fiat 147, o Corcel II, o Polara e o Volks Sedan não tinham versão quatro portas. O único concorrente deste filão de mercado era o Brasília quatro-portas, também lançado em 1979.
Porém, no exterior, a versão foi bem aceita. Nosso Chevette era exportado para diversos países; sabem como é: santo de casa não faz milagre...
A outra novidade  para '79 foi a festejada versão Jeans. O nome não era em vão: o revestimento interno foi feito totalmente em brim, tal como as calças Lee. Nos bancos e nas portas foram feitos bolsos (falsos) como numa calça jeans:

Um carro alegre, despojado, para o público jovem: Chevette Jeans (anúncio: reumatismo car club .com)
A versão Jeans nasceu para agradar o público que desejava um carro simples, despojado de pegada esportiva, mas de contido consumo - e, se possível, pagando pouco pelo carro novo. Tivemos na história de outras marcas várias versões que trilharam o caminho do "esportivo-despojado", como o Dodge SE (1972), Dodge 1800 1800 SE (1974), Corcel II Hobby (1980) e o Passat Surf (1979). Eram versões mais simples, sem cromados, com acabamento interno mais simplificado, na medida para agradar o público jovem.
Foto: Cláudio Larangeira/QR de Abril de 1979.
O Chevette Jeans poderia ser encomendada em duas cores: branco everest e prata diamantina metálica. O painel e os revestimentos plásticos eram pretos, combinando com o revestimento. Externamente, o único detalhe que diferenciava esta versão era o adesivo “Chevette Jeans” aplicado nos para-lamas dianteiros. A versão, disponível apenas em 1979, é bastante difícil de achar ultimamente, principalmente com os revestimentos internos em bom estado.


Alguns detalhes do carro (fotos: Opaleiros do Paraná.com).
Mas que ninguém se engane: em 1977 a Gurgel já havia lançado o Xavante Blue Jeans, com capota e revestimentos feitos em brim azul. O Chevette Jeans pode ter sido o primeiro Chevrolet nacional a receber o acabamento em jeans, embora a primazia no mercado verde-e-amarelo seja do simpático Xavante.

O primeiro veículo nacional a usar jeans: Gurgel Xavante Blue Jeans (fotos: Heitor Hui/ QR de 04/77).
Além dos acontecimentos descritos acima, a linha 1979 trouxe um opcional interessante: a dupla carburação. O carburador com corpo duplo era oferecido a todos os modelos, e tinha a vantagem de aumentar a potência do motor 1.4 em 1cv (passou para 69cv) e 0,3 kgfm a mais no torque (10,1 kgfm ao todo).
Anúncio: reumatismo car club .com.
Outra novidade foi a possibilidade de uma nova cor de acabamento para versão SL, o interior monocromático vermelho. Vale lembrar que desde 1978 a linha Opala tinha esta possibilidade de acabamento interno, que não era tão monocromática assim, pois alguns botões e comandos eram pretos, além da moldura plástica imitando madeira no quadro de instrumentos, hábito  que as fábricas tinham naquela época.

Foto: Heitor Hui/Quatro-Rodas.
Em 1979 foram vendidas 90.084 unidades, um dos números mais expressivos em vendas de toda a carreira do Chevette. E os preços naquele ano eram os seguintes:

 
Abaixo, segue o teste da Quatro Rodas de abril de 1979, com o lançamento do Chevette Jeans, uns dos carros mais comentados deste blog:




 
Postagem atualizada em 27/06/2018.

39 comentários:

  1. Cheva de 4 portas é mais fácil de encontrar ainda no Uruguai (na minha ida mais recente não vi nenhum Chevette com duas portas, diga-se de passagem) e na Venezuela. Também fez sucesso na Colômbia, onde era muito popular como táxi. A propósito: cheguei a ver um Chevette amarelo com 4 portas hoje em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre.

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    1. Realmente, é coisa rara ver um Chevette quatro portas rodando. O último que vi foi em 2008, em São José/SC, até que bem conservado.
      Hoje seria impensável a Chevrolet oferecer um Prisma com apenas duas portas...

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  2. me chamo Jonathan sou de Campos do Jordão eu tenho um chevette sl 79 e não vendo por dinheiro nenhum ele está totalmente original e com o interior todo vermelho, nunca foi reformado e está em excelente estado

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    1. Caro Jonathan,

      Fio contente em saber que um SL 1979 tão raro quanto o seu está preservado e em boas mãos. É uma das mais interessantes combinações de cor, coisa que o Opala já tinha desde 1978 (e o Dodge Polara desde 1977, mas como modelo 1978).

      Obrigado pela visita e parabéns pelo seu carro!

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    2. Opa, boa noite.
      Sou de Gravatai, RS, tenho um chevette SL 79 muito conservado com interior vermelho, estou precisando vender, quero 13mil reais.
      Meu contato (51)93266988
      email prsilva0869@mail.com

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  3. Comprei um 79 4 portas mecanica em dia porem vo pintar ele e fazer ele por dentro to em duvida o parachoque dele e so a lamina mais vou trocar o original e mesmo so a lamina ou aquele que na lamina tembdois tijolinho perto da placa ?

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    1. Caro Diego,

      Parabéns por sua aquisição! De fato, um Chevette 1979 quatro portas é cada dia mais raro, há tempos que não vejo um destes.

      Então, esse " tijolinho" é um "batente" de borracha, também conhecido como "garra", serve para proteger o para-choque dos impactos menores - e, se não me engano, era equipamento de série nas versões SL (como esse da foto do teste da Quatro-Rodas). As versões mais básicas não tinham essa "garra".

      Então, dependendo da versão (se a básica ou a SL), o parachoque pode ter o batente de borracha. Sinceramente, independentemente da versão, as garras me agradam bastante, dão um charme para o carro.

      Boa sorte na restauração e qualquer dúvida é só perguntar.
      Abraço,

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    2. TAMBÉM ACABO DE ADQUIRIR UM CHEVETE 78/79, 4 PORTAS; E ESTAREI INICIANDO A RESTAURAÇÃO DO MESMO; SOU APAIXONADO PELO CARRO E CONSEGUI PEGAR UM DE MOTOR MUITO BOM...

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    3. Parabéns pela aquisição, Chagas Dias! Qual a cor e o modelo do seu Chevette? Se precisar de uma ajuda ai na restauração é só avisar.

      Grato pela visita e pelo comentário

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  4. Olá tenho um Chevette Jeans 79 que está bem preservado.
    Caso tenha interesse te forneço as fotos.

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    1. Caro Gilson,

      Primeiramente parabéns por seu carro! Um Chevette Jeans é bem raro, principalmente preservado (nunca vi um pessoalmente, pra ser sincero, só em fotos).

      Agradeço muito - e terei o maior prazer de receber as fotos (e, se permitires, de publicar aqui no espaço). Meu e-mail de contato é douglasantunespacheco@gmail.com

      Obrigado pela visita e um grande abraço!

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  5. Eu tenho também um chevette jeans, meu primeiro carro. Somente a palavra felicidade pode descrever como é adquirir um carro assim. O antigo dono tentou deixar o mais original possível, mas não conseguiu terminar o trabalho. Agora cabe a mim terminar e deixar todo original, está faltando apenas o estofamento que ainda não é o original.

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    1. Prezado,

      Com certeza será uma tarefa das mais interessantes e sucesso nessa restauração!
      Grato pela visita e pelo comentário!

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  6. Gostaria de saber qtos Chevette jeans foram fabricados?

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    1. Prezado Neri,

      Infelizmente eu não tenho essa informação, penso que só a Chevrolet poderá nos dizer. Arriscaria um palpite de que uns 10.000, se tanto, foram feitos. Era uma série especial, certamente tão rara quanto o Chevette Ouro Preto ou o Chevette País Tropical.

      Se eu conseguir essa informação, eu a publicarei aqui.

      Grato pela visita!

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  7. Gostaria de saber qtos Chevette jeans foram fabricados?

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    1. Prezado Neri,

      Infelizmente não tenho essa informação, mas estou correndo atrás de quem pode ter (a Chevrolet e a Anfavea). Qualquer novidade eu posto no blog!

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  8. Opaa
    So de ponta grossa Paraná
    E tenho dois chevette sl
    Um cupe que rat bem bacana
    Outro é minha joia 4 portas monocromático marrom. .
    Gostaria de saber se o formação original vinha o coro do teto até em baixo da coluna entre as duas portas e também se o acabamento que vai no lado esquerdo do pé do motorista e do lado doreito do passageiro era em couro ou do mesmo carpete..agradeço desde ja

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    1. Prezado,

      Parabéns pelos Chevette, são carros interessantes e altamente divertidos!
      Quanto às dúvidas: a) se não me engano, o revestimento do teto não revestia a coluna "b", a que fica entre as portas, lá era pintado na cor do carro - quando o interior era vermelho, a lataria interna também era pintada em vermelho; b) esse acabamento era um tipo de couro, quase um courvin, bem grosso e até resistente, era um reforço sobre o carpete do assoalho.

      Abraço e obrigado pela visita!

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  9. Se aguem tiver mais fotos do interior original como estas a cima agradeço se poder manda .
    Tonychevetteiro@gmail.com obrigado

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    1. Prezado Antônio,

      Enviarei ao seu e-mail a cópia digitalizada do catálogo do Chevette 1979, com algumas fotos do interior, em boa resolução. Espero que ajude!

      Abraço,

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  10. Eai pessoal, possuo um Chevette Jeans e gostaria de saber quanta unidades fora produzidas/vendidas desse modelo, tive informações de fontes não muito confiáveis de que foram apenas 800 unidades, gostaria que alguém confirmasse a vericidade dessa informação

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    1. Prezado Phelipe,

      Infelizmente não tenho essa informação; qualquer número que eu dissesse seria um palpite. Porém, penso que mais de 800 unidades foram produzidas, arriscaria que uns 8% ou 9% dos Chevette produzidos em 1979 receberam o acabamento da série Jeans.

      Recentemente, entrei em contato com a Chevrolet e a Anfavea (esta responsável pelos números de produção), qualquer novidade nesse sentido eu publicarei no blog.

      Grato pela atenção e pela visita!

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  11. Tenho um chevette 79 que tem no documento a seguinte descrição, marca/modelo: GM chevette especial. Queria saber a que se refere esse especial.

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    1. Prezado,

      O "Especial" que consta no documento é o nome da versão de acabamento do seu Chevette. Naquele ano de 1979, havia a versão Especial (a mais simples), a L (de "luxo") e a SL (de "super luxo") a topo de linha.

      Confome consta em um manual da Chevrolet do Brasil, o segundo caracter do chassi do seu Chevette 1979 define a versão: se o número começa com 5C é o Chevette Especial; 5D é o Chevette Luxo; e, 5E é o Chevette SL.

      Grato pela visita e pelo comentário, espero ter ajudado a solucionar esta dúvida.

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  12. Acabei de adiquirir um Chevette que parece ser um Chevette jeans, o chassi começa com 5c , como faço pra descobrir se é um Chevette jeans original? Pintura branca original, cerca de 80% embora precise de uma nova pintura, adesivo no para lama, interior parecido com jeans, pará-choque preto.

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    1. Meu caro, desculpe pela demora em responder, tive um problema aqui com os comentários e não vi a sua pergunta. Peço desculpas por isso.

      O código "C" após o 5 significa que é o modelo mais básico, mas a Chevrolet não criou um código específico para a versão Jeans, por isso não podemos ter essa confirmação pelo chassi. Mas o interessante é que parece coerente a escolha do código "C" para o Jeans, porque se trata da versão básica com alguns acessórios de outras mais sofisticadas.

      A cor branca era disponível no Chevette Jeans, os parachoques eram pretos, o adesivo no paralama imita a textura do Jeans (nem todas as reproduções atuais têm esse detalhe, só o logotipo todo em azul), interior parecido com Jeans é o detalhe mais crucial. Se possível, mande-me umas fotos pra gente ver.

      Mais uma vez desculpe a falha e estou às ordens para ajudar no que for preciso. Abraço!

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  13. Olá, consegui adquirir um chevette 79 sl 4 portas... Irei restaurar e deixá-lo original, preciso de ajuda de profissionais com dicas, me chamem no WhatsApp 41 99882-7881 quero deixá-lo original novamente...

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    1. Parabéns, Heber!
      Do que você precisa na restauração? Alguma dúvida quanto à originalidade, fotos da época? Avise-me se precisar de algo (douglasantunespacheco@gmail.com).

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  14. Olá, preciso de ajuda na restauração do meu chevette 4 portas 79 SL
    WhatsApp 41 99882-7881

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    1. O canal está aberto, Heber!
      Se precisar de alguma informação específica, uma dica mais específica, conte conosco.

      Abraço,

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  15. Olá, eu estou fazendo um Chevette 79 que no Documento dele está como Jeans só que a cor dele é Azul e pelo o que eu andei pesquisando esse modelo saiu branco e prata não achei nenhuma informação se saiu algum na cor azul e gostaria da ajuda de vocês para saber se ele também saiu de fabrica na cor azul ou com opção de fabrica em azul.O desde já.

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  16. Aprendi a dirigir num chevette SL 79 azul 4portas; alguém tem um assim aqui? Obs azul metálico

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    1. Infelizmente não conheço um desses, e um SL 79 azul metálico (o nome da cor pelo catálogo é azul iguaçu) fica muito bem na versão quatro portas.

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  17. Francisco de são Sebastião do Anta MG.a 20 anos atrás eu vi um 79 de 4 portas em Inhapim MG .um amigo avia comprado. Hoje ele e meu
    Tinha pedido a preferência
    Estou muito satisfeito com ele

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    1. Que ótimo, Francisco, comprar um carro depois de tanto tempo de espera é mais gratificante ainda, sobretudo por ser um Chevette quatro portas, aqui onde moro a Polícia Civil usou muito, mas não sobrou nenhum pra contar história...

      Qual a versão dele, é um SL?
      Parabéns!

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