1979- Mais portas, mais versões.
1979 começou, mas a versão GP terminou... A versão esportiva do Chevette não aguentou a virada
do ano. O fim foi melancólico, sem despedidas: simplesmente não apareceu nos catálogos e nem nas tabelas de preço.
O Chevette GP durou
três temporadas (1976-1977-1978), mas não emplacou em nenhuma delas. Não, não
tenho nada contra esta versão. Apenas penso que o Chevette GP poderia ter sido
mais bem aproveitado. Aliás, quem não se lembra do Corsa GSi, nos anos 90? Ou o Uno Turbo, um
legítimo pocket rocket, lançado em 1994?
Os pocket rocket (foguetes de bolso, numa tradução livre) são aqueles
carros pequenos de excelente desempenho, com uma mecânica feita visando a performance, além do esmerado acabamento esportivo. O Chevette GP poderia ser o
primeiro destes no Brasil, mas, por questões mercadológicas, não o foi. Tempos
depois surgiu outra versão do Chevette com pretensões esportivas. Mas isto é
prosa pra outra oportunidade...
Se uns vão, outros vêm: a Chevrolet trouxe duas novidades para o último ano da década de setenta: a versão quatro portas e a Jeans. Aquela versão era uma novidade, a primeira variação da carroçaria básica lançada em 1973. As portas mediam 94 cm (frente) e 92 (traseira), ante os 108 cm da porta da versão cupê:
Esta foi a primeira variação da carroçaria do Chevette (Foto: Heitor Hui/QR) |
As portas foram pintadas por dentro pra dar reforçar o fato de que o interior era monocromático (Foto: Heitor Hui/QR). |
Eram disponíveis duas
versões de acabamento: a básica e a SL, com os itens idênticos aos das outras
versões. Uma ausência muito sentida era que, em nenhuma versão, a “trava de crianças”, que impede
a abertura das portas traseiras por dentro quando acionada, era disponível.
Apesar de ser uma boa novidade, e de seu belo desing, a versão com duas portas a mais nunca foi sucesso de vendas por aqui. No Brasil, até os anos 80, imperava a cultura das duas portas. Culpa do Volkswagen Sedan? Não sei dizer com a necessária certeza, mas o brasileiro não comprava carro quatro portas como compra hoje.
Apesar de ser uma boa novidade, e de seu belo desing, a versão com duas portas a mais nunca foi sucesso de vendas por aqui. No Brasil, até os anos 80, imperava a cultura das duas portas. Culpa do Volkswagen Sedan? Não sei dizer com a necessária certeza, mas o brasileiro não comprava carro quatro portas como compra hoje.
Na época, a versão quatro portas do Chevette foi encarada como uma tentativa de oferecer um produto novo no mercado, visto que o Fiat 147, o Corcel II, o Polara e o Volks Sedan não tinham versão quatro portas. O único concorrente deste filão de mercado era o Brasília quatro-portas, também lançado em 1979.
Porém, no exterior, a versão foi bem aceita. Nosso Chevette era exportado
para diversos países; sabem como é: santo de casa não faz milagre...
A outra novidade para '79 foi a
festejada versão Jeans. O nome não era em vão: o revestimento interno foi feito
totalmente em brim, tal como as calças Lee. Nos bancos e nas portas foram
feitos bolsos (falsos) como numa calça jeans:
Um carro alegre, despojado, para o público jovem: Chevette Jeans (anúncio: reumatismo car club .com) |
Foto: Cláudio Larangeira/QR de Abril de 1979. |
Alguns detalhes do carro (fotos: Opaleiros do Paraná.com). |
O primeiro veículo nacional a usar jeans: Gurgel Xavante Blue Jeans (fotos: Heitor Hui/ QR de 04/77). |
Além dos acontecimentos descritos acima, a linha 1979 trouxe um opcional interessante: a dupla carburação. O
carburador com corpo duplo era oferecido a todos os modelos, e tinha a vantagem de aumentar a
potência do motor 1.4 em 1cv (passou para 69cv) e 0,3 kgfm a mais no torque
(10,1 kgfm ao todo).
Anúncio: reumatismo car club .com. |
Foto: Heitor Hui/Quatro-Rodas. |
Cheva de 4 portas é mais fácil de encontrar ainda no Uruguai (na minha ida mais recente não vi nenhum Chevette com duas portas, diga-se de passagem) e na Venezuela. Também fez sucesso na Colômbia, onde era muito popular como táxi. A propósito: cheguei a ver um Chevette amarelo com 4 portas hoje em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre.
ResponderExcluirRealmente, é coisa rara ver um Chevette quatro portas rodando. O último que vi foi em 2008, em São José/SC, até que bem conservado.
ExcluirHoje seria impensável a Chevrolet oferecer um Prisma com apenas duas portas...
Top muito top
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelo comentário, leofera!
Excluirme chamo Jonathan sou de Campos do Jordão eu tenho um chevette sl 79 e não vendo por dinheiro nenhum ele está totalmente original e com o interior todo vermelho, nunca foi reformado e está em excelente estado
ResponderExcluirCaro Jonathan,
ExcluirFio contente em saber que um SL 1979 tão raro quanto o seu está preservado e em boas mãos. É uma das mais interessantes combinações de cor, coisa que o Opala já tinha desde 1978 (e o Dodge Polara desde 1977, mas como modelo 1978).
Obrigado pela visita e parabéns pelo seu carro!
Opa, boa noite.
ExcluirSou de Gravatai, RS, tenho um chevette SL 79 muito conservado com interior vermelho, estou precisando vender, quero 13mil reais.
Meu contato (51)93266988
email prsilva0869@mail.com
Comprei um 79 4 portas mecanica em dia porem vo pintar ele e fazer ele por dentro to em duvida o parachoque dele e so a lamina mais vou trocar o original e mesmo so a lamina ou aquele que na lamina tembdois tijolinho perto da placa ?
ResponderExcluirCaro Diego,
ExcluirParabéns por sua aquisição! De fato, um Chevette 1979 quatro portas é cada dia mais raro, há tempos que não vejo um destes.
Então, esse " tijolinho" é um "batente" de borracha, também conhecido como "garra", serve para proteger o para-choque dos impactos menores - e, se não me engano, era equipamento de série nas versões SL (como esse da foto do teste da Quatro-Rodas). As versões mais básicas não tinham essa "garra".
Então, dependendo da versão (se a básica ou a SL), o parachoque pode ter o batente de borracha. Sinceramente, independentemente da versão, as garras me agradam bastante, dão um charme para o carro.
Boa sorte na restauração e qualquer dúvida é só perguntar.
Abraço,
TAMBÉM ACABO DE ADQUIRIR UM CHEVETE 78/79, 4 PORTAS; E ESTAREI INICIANDO A RESTAURAÇÃO DO MESMO; SOU APAIXONADO PELO CARRO E CONSEGUI PEGAR UM DE MOTOR MUITO BOM...
ExcluirParabéns pela aquisição, Chagas Dias! Qual a cor e o modelo do seu Chevette? Se precisar de uma ajuda ai na restauração é só avisar.
ExcluirGrato pela visita e pelo comentário
Olá tenho um Chevette Jeans 79 que está bem preservado.
ResponderExcluirCaso tenha interesse te forneço as fotos.
Caro Gilson,
ExcluirPrimeiramente parabéns por seu carro! Um Chevette Jeans é bem raro, principalmente preservado (nunca vi um pessoalmente, pra ser sincero, só em fotos).
Agradeço muito - e terei o maior prazer de receber as fotos (e, se permitires, de publicar aqui no espaço). Meu e-mail de contato é douglasantunespacheco@gmail.com
Obrigado pela visita e um grande abraço!
Eu tenho também um chevette jeans, meu primeiro carro. Somente a palavra felicidade pode descrever como é adquirir um carro assim. O antigo dono tentou deixar o mais original possível, mas não conseguiu terminar o trabalho. Agora cabe a mim terminar e deixar todo original, está faltando apenas o estofamento que ainda não é o original.
ResponderExcluirPrezado,
ExcluirCom certeza será uma tarefa das mais interessantes e sucesso nessa restauração!
Grato pela visita e pelo comentário!
Gostaria de saber qtos Chevette jeans foram fabricados?
ResponderExcluirPrezado Neri,
ExcluirInfelizmente eu não tenho essa informação, penso que só a Chevrolet poderá nos dizer. Arriscaria um palpite de que uns 10.000, se tanto, foram feitos. Era uma série especial, certamente tão rara quanto o Chevette Ouro Preto ou o Chevette País Tropical.
Se eu conseguir essa informação, eu a publicarei aqui.
Grato pela visita!
Gostaria de saber qtos Chevette jeans foram fabricados?
ResponderExcluirPrezado Neri,
ExcluirInfelizmente não tenho essa informação, mas estou correndo atrás de quem pode ter (a Chevrolet e a Anfavea). Qualquer novidade eu posto no blog!
Opaa
ResponderExcluirSo de ponta grossa Paraná
E tenho dois chevette sl
Um cupe que rat bem bacana
Outro é minha joia 4 portas monocromático marrom. .
Gostaria de saber se o formação original vinha o coro do teto até em baixo da coluna entre as duas portas e também se o acabamento que vai no lado esquerdo do pé do motorista e do lado doreito do passageiro era em couro ou do mesmo carpete..agradeço desde ja
Prezado,
ExcluirParabéns pelos Chevette, são carros interessantes e altamente divertidos!
Quanto às dúvidas: a) se não me engano, o revestimento do teto não revestia a coluna "b", a que fica entre as portas, lá era pintado na cor do carro - quando o interior era vermelho, a lataria interna também era pintada em vermelho; b) esse acabamento era um tipo de couro, quase um courvin, bem grosso e até resistente, era um reforço sobre o carpete do assoalho.
Abraço e obrigado pela visita!
Se aguem tiver mais fotos do interior original como estas a cima agradeço se poder manda .
ResponderExcluirTonychevetteiro@gmail.com obrigado
Prezado Antônio,
ExcluirEnviarei ao seu e-mail a cópia digitalizada do catálogo do Chevette 1979, com algumas fotos do interior, em boa resolução. Espero que ajude!
Abraço,
Eai pessoal, possuo um Chevette Jeans e gostaria de saber quanta unidades fora produzidas/vendidas desse modelo, tive informações de fontes não muito confiáveis de que foram apenas 800 unidades, gostaria que alguém confirmasse a vericidade dessa informação
ResponderExcluirPrezado Phelipe,
ExcluirInfelizmente não tenho essa informação; qualquer número que eu dissesse seria um palpite. Porém, penso que mais de 800 unidades foram produzidas, arriscaria que uns 8% ou 9% dos Chevette produzidos em 1979 receberam o acabamento da série Jeans.
Recentemente, entrei em contato com a Chevrolet e a Anfavea (esta responsável pelos números de produção), qualquer novidade nesse sentido eu publicarei no blog.
Grato pela atenção e pela visita!
Tenho um chevette 79 que tem no documento a seguinte descrição, marca/modelo: GM chevette especial. Queria saber a que se refere esse especial.
ResponderExcluirPrezado,
ExcluirO "Especial" que consta no documento é o nome da versão de acabamento do seu Chevette. Naquele ano de 1979, havia a versão Especial (a mais simples), a L (de "luxo") e a SL (de "super luxo") a topo de linha.
Confome consta em um manual da Chevrolet do Brasil, o segundo caracter do chassi do seu Chevette 1979 define a versão: se o número começa com 5C é o Chevette Especial; 5D é o Chevette Luxo; e, 5E é o Chevette SL.
Grato pela visita e pelo comentário, espero ter ajudado a solucionar esta dúvida.
Acabei de adiquirir um Chevette que parece ser um Chevette jeans, o chassi começa com 5c , como faço pra descobrir se é um Chevette jeans original? Pintura branca original, cerca de 80% embora precise de uma nova pintura, adesivo no para lama, interior parecido com jeans, pará-choque preto.
ResponderExcluirMeu caro, desculpe pela demora em responder, tive um problema aqui com os comentários e não vi a sua pergunta. Peço desculpas por isso.
ExcluirO código "C" após o 5 significa que é o modelo mais básico, mas a Chevrolet não criou um código específico para a versão Jeans, por isso não podemos ter essa confirmação pelo chassi. Mas o interessante é que parece coerente a escolha do código "C" para o Jeans, porque se trata da versão básica com alguns acessórios de outras mais sofisticadas.
A cor branca era disponível no Chevette Jeans, os parachoques eram pretos, o adesivo no paralama imita a textura do Jeans (nem todas as reproduções atuais têm esse detalhe, só o logotipo todo em azul), interior parecido com Jeans é o detalhe mais crucial. Se possível, mande-me umas fotos pra gente ver.
Mais uma vez desculpe a falha e estou às ordens para ajudar no que for preciso. Abraço!
Olá, consegui adquirir um chevette 79 sl 4 portas... Irei restaurar e deixá-lo original, preciso de ajuda de profissionais com dicas, me chamem no WhatsApp 41 99882-7881 quero deixá-lo original novamente...
ResponderExcluirParabéns, Heber!
ExcluirDo que você precisa na restauração? Alguma dúvida quanto à originalidade, fotos da época? Avise-me se precisar de algo (douglasantunespacheco@gmail.com).
Olá, preciso de ajuda na restauração do meu chevette 4 portas 79 SL
ResponderExcluirWhatsApp 41 99882-7881
O canal está aberto, Heber!
ExcluirSe precisar de alguma informação específica, uma dica mais específica, conte conosco.
Abraço,
Olá, eu estou fazendo um Chevette 79 que no Documento dele está como Jeans só que a cor dele é Azul e pelo o que eu andei pesquisando esse modelo saiu branco e prata não achei nenhuma informação se saiu algum na cor azul e gostaria da ajuda de vocês para saber se ele também saiu de fabrica na cor azul ou com opção de fabrica em azul.O desde já.
ResponderExcluirO Jeans também saiu na cor azul, são os mais raros!
ExcluirAprendi a dirigir num chevette SL 79 azul 4portas; alguém tem um assim aqui? Obs azul metálico
ResponderExcluirInfelizmente não conheço um desses, e um SL 79 azul metálico (o nome da cor pelo catálogo é azul iguaçu) fica muito bem na versão quatro portas.
ExcluirFrancisco de são Sebastião do Anta MG.a 20 anos atrás eu vi um 79 de 4 portas em Inhapim MG .um amigo avia comprado. Hoje ele e meu
ResponderExcluirTinha pedido a preferência
Estou muito satisfeito com ele
Que ótimo, Francisco, comprar um carro depois de tanto tempo de espera é mais gratificante ainda, sobretudo por ser um Chevette quatro portas, aqui onde moro a Polícia Civil usou muito, mas não sobrou nenhum pra contar história...
ExcluirQual a versão dele, é um SL?
Parabéns!