Apesar de um automóvel ser produto de uma ciência exata (a engenharia mecânica), a interação com o veículo nem sempre é tão precisa, assim. A começar pelo desenho: você pode considerar um Fiat Multipla um belo carro, mencionar o Citroën GS com motor Wankel como um exemplo de manutenção simples, aplicar o interior vermelho num veículo pintado de verde claro e achar que tudo está em harmonia e por ai vai...
Gosto é algo pessoal e por isto incomparável e intransferível. Mas parece que alguns veículos conseguem arrebatar a opinião de muita gente, à exemplo do Karmann-Ghia, com desenho inesquecível e aclamado desde o lançamento no exterior, formas arredondadas e muito bem estudadas, sem os excessos de estilo dos anos 1950. Até quem torce o nariz para a mecânica arrefecida a ar deixa escapar (mesmo que discretamente) muitos elogios ao belíssimo Volkswagen, especialmente para a versão com motor 1600, novidade da Volks para o ano de 1970, devidamente avaliada pela turma da revista Auto Esporte para a edição de n. 64 (fevereiro de 1970):
Gostos à parte, na minha modesta e irrelevante opinião, o Karmann-Ghia é o mais belo Volkswagen de todos os tempos (mais até do que o SP-2, com o perdão da franqueza); porém, esse quebra vento deveria ser eliminado sem dó nem piedade: assim como o Chevette, é um exemplo de veículo nacional que nasceu sem esse equipamento e teve de recebê-lo para agradar o mercado. Sabem como é, cada qual tem seus gostos e preferências...
Eu gosto do Karmann-Ghia, mas seria mesmo justificável que tivesse um motor mais vigoroso.
ResponderExcluirMerecia - e muito - um motor mais reforçado, o KG merecia... Mas na época havia boas opções de envenenamento e mesmo o upgrade para propulsores mais potentes, em breve falarei aqui a respeito de uma ideia da Envemo para o KG.
ExcluirGrato pela visita, abraço!
Muito bonito mesmo esse KG do teste, só posso imaginar um desses na época, cheirando novo, cor preta com esses cromados todos. Pena que mesmo com o motor 1600 o desempenho era fraquinho, numa arrancada de semáforo andaria mais (ou igual) do que um Fuscão 1500 com escapamento kadron. Temos que ver no contexto da epoca já tava começando a ficar defasado, pois a VW já ia lançar o KG TC, esse ainda mais exótico (hoje raríssimo de se ver na rua).
ResponderExcluirOs poucos KG que vi na rua estavam bem remendados de massa plástica (o terrível problema da corrosão) e os KG TC, nossa, menos comuns ainda (se vi dois na rua foi muito!). Gosto de ambos, mesmo o TC (por lembrar muito o Porsche 911), mas mereciam um veneno a mais para andar melhor, como um motor 1700, carburação mais liberal e outras coisinhas mais...
ExcluirGrande abraço e grato pela visita!