sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Teste técnico: Dodge Polara (1977)

Um dos carros de que mais gostamos aqui é o Dodge Polara. Para além de ser um Dodge nacional (e eu sou fã dos Dodges nacionais, como vocês já devem ter percebido), o veículo é confortável, bem acabado e com produção muito baixa, predicados que o tornam altamente colecionável.
 
Mas deixarei os elogios para uma outra oportunidade; hoje é dia de ler mais um dos testes técnicos elaborados pela saudosa revista Quatro Rodas Oficina (edição n. 35, de outubro de 1977), ocasião na qual os profissionais da revista testaram de forma mais aprofundada este interessante Polara GL vermelho Veneza (NT-2, se quiserem saber o código da plaqueta) com interior executado na mesma cor. Teria fácil um desses, se pudesse...
 
A revista era muito interessante para os leitores que trabalhavam nas oficinas da época e para aqueles entusiastas do universo da mecânica, como é o meu caso.

Dos 93cv (SAE) gerados pelos quatro cilindros de 1.800 cm³ de cilindrada, apenas 68 deles chegavam às rodas.

O teste de aerodinâmica era bem singelo (bastava colar as fitas para indicar o caminho dos ventos), mas hoje, nem com a tecnologia atual, as avaliações chegam a estes detalhes. Será que o mundo digital nos tornou mais rasos e imediatistas? Fica a reflexão...

Para um veículo da época, o resultado até que foi bem razoável. Mas nem adianta comparar com um Calibra ou outros carros interessantes que cortam o vento como uma espada afiada.

Sim, o Polara usava o interessante carburador SU. E não vão inventar de colocar óleo Singer nele: usem o óleo recomendado pelo motor e sejam muito felizes. E não caia no papo do mecânico sabichão: o SU é um bom carburador, sim senhor!

Não era revolucionário, mas o projeto era interessante e correto para a época. Poderia andar um pouco mais para um carro de 1800 cm³, mas não faz feio.

A transmissão foi alvo de críticas no lançamento; em 1978, já amadurecido, o Polara não aborrecia mais os seus donos.

Se um dia precisar mexer no breque do Polara, o desenho pode ajudar.



Os concorrentes da época eram muito bons, reconheço (Passat, principalmente). Mas o Polara é o meu favorito, não adianta. Cada qual tem seu gosto, né? E qual é o seu?

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