sábado, 12 de outubro de 2019

Teste: Agrale TX 1200 e TX 1600 (1985)

Uma das coisas que me impressionam no mundo automotivo é a sua amplitude. Jamais saberei tudo sobre os veículos que me atraem desde sempre (o que só renova o meu interesse nesse universo) - e um fato interessante, recém descoberto por mim, é que a Agrale já usou o motor 2500 da Chevrolet (sim, o 2500 da linha Opala/Caravan) para equipar o caminhão leve TX.
 
Sim, esse simpático e versátil motor já foi usado em tudo quanto é possibilidade: em Mercedes-Benz (gambiarra bem comum em tempos de peças caríssimas por conta da severa restrição nas importações), em BMW, em Alfa-Romeo 2300, em Alfa Romeo 164 (sim, que heresia!, os alfistas devem estar pensando...), em Jeep Ford e Willys (inclusive Rural e na picape), em barcos e até como modelos originais de fábrica, como no caso de muitos veículos e utilitários produzidos em pequena série, à exemplo do Santa Matilde e do Puma GTB.
Mas caminhão, pra mim, é inédito! Sim, já tinha visto o TX 1600 diesel algumas vezes (ano passado emparelhei com um que viajava na BR-101 próximo a Balneário Camboriú) e acho interessante aquele pequeno caminhão. Mas a álcool, sinceramente, não conhecia.
 
Bom, vou deixar de mistérios e trazer a vocês a avaliação feita pela revista O Carreteiro, edição de abril de 1985, parte do meu acervo que hoje apresento a vocês:
 

Note o Scania 111 ao lado, todo enfeitado.

 


Note o acesso ao motor pela cabina: trocar o filtro de ar era fácil; não garanto que outros serviços são igualmente simples de serem feitos...



O consumo da versão a álcool era semelhante com o da A-10/1000 de seis cilindros
 
A linha TX não vendeu bem - e isso facilmente explica o motivo pelo qual vi poucos nessa vida. A ideia de ter um pequeno caminhão trafegando em nossas ruas ainda não era lá muito difundida; quem tinha dinheiro pra investir em transporte, certamente já partia para um veículo com capacidade de carga maior (F-4000, D-40, L-608/L-708). Uma pena: os TX trouxeram um conceito novo, hoje difundido, mas que na época não empolgou a todos.

26 comentários:

  1. Menos de uma hora atrás eu vi um TX 1200, mas pelo som do motor já não era mais o original a álcool.

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    1. Um achado e tanto, pessoalmente nunca vi um TX 1200 (e certamente não tem mais de meia dúzia com motor ainda original a álcool, infelizmente). A empolgação com o Proálcool passou rápido nos final dos anos 80.

      Grato pela visita e pelo comentário!

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    2. Eu até me lembro de ter visto um TX 1200 ainda com o motor Chevrolet em 2004, sendo usado para vender gás de cozinha no bairro onde a minha falecida avó paterna morava na época. Não é de se duvidar que estivesse com alguma gambiarra para usar o gás ao invés do álcool.

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  2. Gostaria de ter um carro desses mas com motor diesel moderno

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    1. Seria uma boa ideia, até eu teria um desses com um motor mais moderno! Grato pela visita e pelo comentário

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  3. Eu tenho um agrale TX 1200 original motor de opala 4c, ano 1985

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    1. Que legal, Adelso, nunca vi um destes original, ainda com o motor Opala! Você o usa para trabalho?

      Grato pela visita!

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    2. o 85 é motor 3 cilindros

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    3. Sim, a versão diesel era equipada com o MWM D-229-3, com três cilindros, mas a versão álcool tinha o motor Chevrolet 151 de quatro cilindros, bem observado.

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    1. Que bacana, meu caro xará! O motor é álcool ou é a diesel?

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  5. Adquiri um essa semana com motor 151, mas foi transformador para gasolina. Ele foi ambulância do exército de Brasília.

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    1. Muito interessante, Augusto!
      Não me lembro de ter visto um TX ambulância (só a versão furgão, mas por fotos de anúncios da época) e deve ter sido bem conservada nesses anos de uso.

      Você a arrematou diretamente do leilão ou de um particular? Sinta-se a vontade para nos contar mais sobre a sua nova aquisição!

      Grato pela visita e o comentário

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  6. O tx1200 no doc ele é caminhão ou camionete?

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    1. Não sei precisar, porque isso vai depender de como cada Detran faz o cadastro do veículo. Ideal seria verificar a documentação de um TX1200, mas tenho a impressão de que é enquadrado como "caminhão".

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    2. Como o peso bruto total é menor que 3500kg e o rodado traseiro é simples, a princípio consta no documento como caminhonete.

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  7. Eu penso que se relançar esse tx com motor cummins vai ser ótimo..

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    1. Seria uma opção interessante, prática e até vendável (seria maior do que o Kia Bongo e similares, estes que vendem bastante), vamos ver se um dia a Agrale retorna a este seguimento do mercado.

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  8. eu tenho um tx 1200 a alcool 1984 motor 4 cilindros de opala sou de londrina-pr

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    1. Opa, então você tem uma raridade!
      Você ainda o uso no álcool no dia-a-dia? E como é andar e guiar o TX 1200?
      Grato pela visita!

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  9. Parabéns pela matéria. Achei bacana a preocupação pelo consumo. Que realmente é o destaque do TX. Nós temos um TX-1200 ano 85 que foi convertido à Diesel 229-3 Turbo e ainda colocamos difusor de descarga e controle de débito e também ar condicionado. Só faltava a direção elétrica, mas quem sabe ainda vem. Os números de consumo da matéria batem bem próximos do que temos com o nosso. Só que nosso consegue chegar em 110km/h. A cabine é realmente minúscula. Mas em viagens longas não chega à ser cansativa a posição.

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    1. Seu TX é bem interessante, o 229-3 é muito durável e tem reserva suficiente para aguentar o turbo e rodar muitos e muitos quilômetros... E com o conforto do ar-condicionado, muito necessário até para segurança (motorista descansado guia melhor), ao menos a posição de dirigir é cômoda (imaginava que a cabina era apertada). Grato pela visita e parabéns pelo seu TX, espero que em breve tenha a direção elétrica e fique melhor ainda!

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  10. Olá pode informar um fornecedor de peças para o agrale tx 1200 84

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    1. Infelizmente não conhecemos, mas podemos sugerir uma consulta à internet e aos sites especializados do tipo Mercado Livre, lá você pode até encontrar peças usadas e novas necessárias para o TX. Grato pela visita!

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  11. Alguém já viu um tx 1200 com motor de 3 cilindros a gasolina e que motor é esse?

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    1. Quanto ao TX 1200, conhecemos apenas o motor de três cilindros diesel e o quatro cilindros GMB álcool, então não podemos dizer qual seria esse motor sem maiores informações. Grato pela visita.

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