Uma das coisas que me impressionam no mundo automotivo é a sua amplitude. Jamais saberei tudo sobre os veículos que me atraem desde sempre (o que só renova o meu interesse nesse universo) - e um fato interessante, recém descoberto por mim, é que a Agrale já usou o motor 2500 da Chevrolet (sim, o 2500 da linha Opala/Caravan) para equipar o caminhão leve TX.
Sim, esse simpático e versátil motor já foi usado em tudo quanto é possibilidade: em Mercedes-Benz (gambiarra bem comum em tempos de peças caríssimas por conta da severa restrição nas importações), em BMW, em Alfa-Romeo 2300, em Alfa Romeo 164 (sim, que heresia!, os alfistas devem estar pensando...), em Jeep Ford e Willys (inclusive Rural e na picape), em barcos e até como modelos originais de fábrica, como no caso de muitos veículos e utilitários produzidos em pequena série, à exemplo do Santa Matilde e do Puma GTB.
Mas caminhão, pra mim, é inédito! Sim, já tinha visto o TX 1600 diesel algumas vezes (ano passado emparelhei com um que viajava na BR-101 próximo a Balneário Camboriú) e acho interessante aquele pequeno caminhão. Mas a álcool, sinceramente, não conhecia.
Bom, vou deixar de mistérios e trazer a vocês a avaliação feita pela revista O Carreteiro, edição de abril de 1985, parte do meu acervo que hoje apresento a vocês:
Note o Scania 111 ao lado, todo enfeitado.
|
Note o acesso ao motor pela cabina: trocar o filtro de ar era fácil; não garanto que outros serviços são igualmente simples de serem feitos... |
O consumo da versão a álcool era semelhante com o da A-10/1000 de seis cilindros |
A linha TX não vendeu bem - e isso facilmente explica o motivo pelo qual vi poucos nessa vida. A ideia de ter um pequeno caminhão trafegando em nossas ruas ainda não era lá muito difundida; quem tinha dinheiro pra investir em transporte, certamente já partia para um veículo com capacidade de carga maior (F-4000, D-40, L-608/L-708). Uma pena: os TX trouxeram um conceito novo, hoje difundido, mas que na época não empolgou a todos.
Menos de uma hora atrás eu vi um TX 1200, mas pelo som do motor já não era mais o original a álcool.
ResponderExcluirUm achado e tanto, pessoalmente nunca vi um TX 1200 (e certamente não tem mais de meia dúzia com motor ainda original a álcool, infelizmente). A empolgação com o Proálcool passou rápido nos final dos anos 80.
ExcluirGrato pela visita e pelo comentário!
Eu até me lembro de ter visto um TX 1200 ainda com o motor Chevrolet em 2004, sendo usado para vender gás de cozinha no bairro onde a minha falecida avó paterna morava na época. Não é de se duvidar que estivesse com alguma gambiarra para usar o gás ao invés do álcool.
ExcluirGostaria de ter um carro desses mas com motor diesel moderno
ResponderExcluirSeria uma boa ideia, até eu teria um desses com um motor mais moderno! Grato pela visita e pelo comentário
ExcluirEu tenho um agrale TX 1200 original motor de opala 4c, ano 1985
ResponderExcluirQue legal, Adelso, nunca vi um destes original, ainda com o motor Opala! Você o usa para trabalho?
ExcluirGrato pela visita!
o 85 é motor 3 cilindros
ExcluirSim, a versão diesel era equipada com o MWM D-229-3, com três cilindros, mas a versão álcool tinha o motor Chevrolet 151 de quatro cilindros, bem observado.
ExcluirEu tenho um original ainda
ResponderExcluirQue bacana, meu caro xará! O motor é álcool ou é a diesel?
ExcluirAdquiri um essa semana com motor 151, mas foi transformador para gasolina. Ele foi ambulância do exército de Brasília.
ResponderExcluirMuito interessante, Augusto!
ExcluirNão me lembro de ter visto um TX ambulância (só a versão furgão, mas por fotos de anúncios da época) e deve ter sido bem conservada nesses anos de uso.
Você a arrematou diretamente do leilão ou de um particular? Sinta-se a vontade para nos contar mais sobre a sua nova aquisição!
Grato pela visita e o comentário
O tx1200 no doc ele é caminhão ou camionete?
ResponderExcluirNão sei precisar, porque isso vai depender de como cada Detran faz o cadastro do veículo. Ideal seria verificar a documentação de um TX1200, mas tenho a impressão de que é enquadrado como "caminhão".
ExcluirComo o peso bruto total é menor que 3500kg e o rodado traseiro é simples, a princípio consta no documento como caminhonete.
ExcluirEu penso que se relançar esse tx com motor cummins vai ser ótimo..
ResponderExcluirSeria uma opção interessante, prática e até vendável (seria maior do que o Kia Bongo e similares, estes que vendem bastante), vamos ver se um dia a Agrale retorna a este seguimento do mercado.
Excluireu tenho um tx 1200 a alcool 1984 motor 4 cilindros de opala sou de londrina-pr
ResponderExcluirOpa, então você tem uma raridade!
ExcluirVocê ainda o uso no álcool no dia-a-dia? E como é andar e guiar o TX 1200?
Grato pela visita!
Parabéns pela matéria. Achei bacana a preocupação pelo consumo. Que realmente é o destaque do TX. Nós temos um TX-1200 ano 85 que foi convertido à Diesel 229-3 Turbo e ainda colocamos difusor de descarga e controle de débito e também ar condicionado. Só faltava a direção elétrica, mas quem sabe ainda vem. Os números de consumo da matéria batem bem próximos do que temos com o nosso. Só que nosso consegue chegar em 110km/h. A cabine é realmente minúscula. Mas em viagens longas não chega à ser cansativa a posição.
ResponderExcluirSeu TX é bem interessante, o 229-3 é muito durável e tem reserva suficiente para aguentar o turbo e rodar muitos e muitos quilômetros... E com o conforto do ar-condicionado, muito necessário até para segurança (motorista descansado guia melhor), ao menos a posição de dirigir é cômoda (imaginava que a cabina era apertada). Grato pela visita e parabéns pelo seu TX, espero que em breve tenha a direção elétrica e fique melhor ainda!
ExcluirOlá pode informar um fornecedor de peças para o agrale tx 1200 84
ResponderExcluirInfelizmente não conhecemos, mas podemos sugerir uma consulta à internet e aos sites especializados do tipo Mercado Livre, lá você pode até encontrar peças usadas e novas necessárias para o TX. Grato pela visita!
ExcluirAlguém já viu um tx 1200 com motor de 3 cilindros a gasolina e que motor é esse?
ResponderExcluirQuanto ao TX 1200, conhecemos apenas o motor de três cilindros diesel e o quatro cilindros GMB álcool, então não podemos dizer qual seria esse motor sem maiores informações. Grato pela visita.
Excluir