terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Propaganda da Semana (Ford Del Rey 1981)

Lançado exatamente no ano deste catálogo, disponibilizado por David Marques do Santos para o nosso conhecido site Old Cars Manual Project, o Del Rey era uma interessante opção para quem procurava um automóvel mais luxuoso do que o Corcel e mais barato (e econômico) do que o Landau, o executivo por excelência da fábrica do oval.

Particularmente, penso que, se alguém da Ford pensou que o Del Rey poderia substituir o Landau, cometeu um grave erro: são propostas e projetos bem diferentes, e quem estava acostumado à potência de um saudável V-8, e o espaço interno de um carro grande, além de um conforto dinâmico que é padrão até hoje, o interessante Delra decepcionaria fortemente.

Mas, devo dizer, o simpático Del Rey é um carro que gosto muito: é confortável, com acabamento primoroso (principalmente na versão Ouro, posteriormente a Ghia) e uma suspensão macia o suficiente para assegurar maciez na rodagem. Meu primo teve um modelo Ghia, quatro portas, fabricado em 1985 e posso garantir que era um carro e tanto!

Voltando ao anúncio, do lançamento, vemos que o Del Rey era destinado ao mercado de luxo, e na época ele contava com interessantes opções, como o ar-condicionado (luxo de poucos modelos), o acionamento elétrico dos vidros das portas e dos retrovisores (que o Landau não tinha), teto solar (igualmente não disponível no Landau), painel de instrumentos bem completo (coisa que só o Alfa Romeo 2300 poderia oferecer naqueles tempos). Na versão quatro portas, era, além disso, confortável e bem acessível aos passageiros.

Era um convite tentador entrar num Del Rey, era um "compacto premium" para usar uma denominação mais moderna.


Os bancos e laterais eram revestidos em um tecido luxuoso e macio; a versão das fotos era a Ouro (a standard, apelidada de "prata", era mais simples).


Mecanicamente o Del Rey derivava do Corcel, como as rodas com três furos denunciam. A opção de acabamento interno bege era disponível, mas a cor preta dominava as vendas.
Produzido até 1991, o Del Rey tinha um público muito fiel de admiradores, que apreciavam mais a maciez e o bom acabamento do que a modesta velocidade que o esforçado motor 1,6 poderia proporcionar. As coisas melhoraram em 1989 quando a Ford, em tempos de Auto Latina, instalou o saudável AP1800 no carro, emprestando maior agilidade ao pequeno executivo, mas esta é outra história...

2 comentários:

  1. Onde você acha essas propagandas em alta qualidade dos carros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa propaganda da postagem achei no site Old Cars Manual Project, outras eu digitalizei das revistas que tive em meu acervo, essas são as fontes do blog.

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!