Esse é um carro bem raro, digo isso logo na primeira linha do texto. E nem poderia deixar de ser, pois é um dos últimos carros feitos em fibra de vidro antes da abertura das importações ocorrida em 1990. Para ser preciso, o Lassale viu o mundo pela primeira vez lá em 1989.
Bem, não o acho exatamente bonito. Talvez não ganhasse campeonato de elegância de linhas, mas pretendia ser um carro muito luxuoso - algo que efetivamente cumpria. Também, pelo que custava (algo próximo de dois Santana GLS 2000), tinha de ser um carro esmerado.
O projeto lembrava um possante Mercedes conversível - e o estepe na traseira, protegido por um ressalto executado em fibra de vidro, lembra um pouco um Cadillac. Toda essa classe era empurrada por um vigoroso motor GM 250-S, o mais do que confiável motor do Opala seis cilindros, 4,1 litros de pura saúde. Todo o restante da mecânica - desde os freios até a transmissão (inclusive automática, se a requeressem opcionalmente) - deve ser GM.
Esta é a única propaganda que conheço do Lassale. (fonte:propagandadecarrosantigos.com) |
Já o projeto da carroçaria é da ITA: um chassis formado tubos de aço, devidamente emborrachados, suportava a "lataria" de fibra de vidro. Os faróis eram do Monza, lanternas do Chevette, os vidros e as maçanetas do Opala - e a grade é uma forte homenagem aos classudos Mercedes-Benz daqueles tempos.
O Lassale, único veículo da ITA, não foi exatamente um sucesso. Não sei o número exato; acredito que não mais do que 25 unidades foram montadas - o que decretou o fim do único veículo produzido pela ITA Motores e Montadora de Veículos Ltda.
meu pai tem um desse 1989
ResponderExcluirPrezado Fabiano,
ExcluirSeu pai tem uma raridade na garagem, pessoalmente nunca vi um destes, mas sei que perto de onde moro (Florianópolis) tinha um à venda, também de 1989.
Grato pela visita e pelo comentário!
Sou proprietário de um ano 1989., com 2-capotas., de cOr: Branca com capota Vinho., em perfeitissimo estado.==
ResponderExcluirPrezado Dr. Altair Manoel,
ExcluirO senhor tem em mãos uma parte muito interessante e rara da nossa história automobilística nacional, o ITA, mesmo em 1989, era raríssimo, quanto mais hoje.
E a combinação branco-vinho é interessante, o interior dele também é vinho?
Grato pela visita!
Tenho um do ano 1989., com 2- capotas., da côr Branca com capota Vinho., em perfeitissimo estado de conservação.-
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