domingo, 1 de maio de 2016

Catálogo da Semana - Ford Corcel II Van (1982)

Tempos atrás nós conversamos sobre esta interessante e pouco comum versão da Belina, a Ford Corcel II Van, ou Furgão Belina, se você preferir chamá-la. dissemos que era uma versão anterior à Pampa, simpática perua feita com base na própria Belina, mas com a vantagem de ser uma picape de caçamba aberta; também comentamos que era uma rara versão, com suspensão reforçada e interior espartano, com sarrafos de madeira na porção posterior do assoalho, para facilitar a distribuição da carga.
 
Igualmente dissemos que a Corcel II Van (é que na época, exatamente até 1987, a Belina tinha o nome vinculado ao Corcel, depois passou a ser a Del Rey Belina) tinha a opção de ser a álcool ou gasolina, com poucos - mas úteis - opcionais. E que poucas foram vendidas na época, menos ainda sobreviveram ao passar dos tempos.
 
O que faltou na época, e agora corrigimos, foi compartilhar este belo achado, do excelente Old Cars Manual Project, do catálogo de vendas da Ford Corcel Van II, onde extraímos mais informações - e uma bela foto em cores -  da curiosa e rara Belina Furgoneta:
 

Curiosamente, se a gente comparar a Ford Corcel II Van álcool com a versão mais luxuosa da Belina (a LDO), a furgoneta é exatamente 52 kg mais leve (a mais cara pesava 997kg, segundo a revista Auto Esporte de janeiro/1982), com uma relação peso-potência ligeiramente mais favorável (14,10 kg por cavalo de potência ante os 14,88 kg por cv), mas era especificada para levar a mesma quantidade de carga. Antes de colocar os números na ponta do lápis eu pensava que a Van levava muito mais carga que a LDO...
 
Talvez isso explique a pouca venda da versão, pois a Pampa levava facilmente 600kg de carga, com a vantagem de ter um tanque de 76 litros, muito útil naqueles tempos em que os postos de gasolina fechavam nos finais de semana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre aberto para sua colaboração.
Os comentários são sempre bem-vindos.