domingo, 1 de maio de 2016

Catálogo da Semana - Ford Corcel II Van (1982)

Tempos atrás nós conversamos sobre esta interessante e pouco comum versão da Belina, a Ford Corcel II Van, ou Furgão Belina, se você preferir chamá-la. dissemos que era uma versão anterior à Pampa, simpática perua feita com base na própria Belina, mas com a vantagem de ser uma picape de caçamba aberta; também comentamos que era uma rara versão, com suspensão reforçada e interior espartano, com sarrafos de madeira na porção posterior do assoalho, para facilitar a distribuição da carga.
 
Igualmente dissemos que a Corcel II Van (é que na época, exatamente até o modelo 1985, a Belina tinha o nome vinculado ao Corcel, depois passou a ser a Del Rey Belina no ano de 1986) tinha a opção de ser a álcool ou gasolina, com poucos - mas úteis - opcionais. E como poucas foram vendidas na época, menos ainda sobreviveram ao passar dos tempos.
 
O que faltou na época, e agora corrigimos, foi compartilhar este belo achado, do excelente Old Cars Manual Project, do catálogo de vendas da Ford Corcel Van II, onde extraímos mais informações - e uma bela foto em cores -  da curiosa e rara Belina Furgoneta:
 

Curiosamente, se a gente comparar a Ford Corcel II Van álcool com a versão mais luxuosa da Belina (a LDO), a furgoneta é exatamente 52 kg mais leve (a mais cara pesava 997kg, segundo a revista Auto Esporte de janeiro/1982), com uma relação peso-potência ligeiramente mais favorável (14,10 kg por cavalo de potência ante os 14,88 kg por cv), mas era especificada para levar a mesma quantidade de carga. Antes de colocar os números na ponta do lápis eu pensava que a Van levava muito mais carga que a LDO...
 
Talvez isso explique a pouca venda da versão, pois a Pampa levava facilmente 600kg de carga, com a vantagem de ter um tanque de 76 litros, muito útil naqueles tempos em que os postos de gasolina fechavam nos finais de semana...

2 comentários:

  1. Esse site é incrível, mas permita-me fazer uma correção: A Belina tinha o nome vinculado ao Corcel até exatamente 1986, e não 1987! A cronologia da Belina "II" é a seguinte:
    - De 1978 a 1986: Ford Corcel II Belina (em 1985 ela foi reestilizada; obs.: Em 1985 e 1986 havia também a versão Ford Corcel II Belina 4x4);
    - De 1982 a 1984: Ford Corcel II Van;
    - De 1983 a 1986: Ford Del Rey Scala (em 1985 ela foi reestilizada);
    - De 1987 a 1991: Ford Del Rey Belina (obs.: Em 1987 havia também a versão Ford Del Rey Belina 4x4).
    Espero ter sido útil!
    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) visitante,

      Agradeço o elogio e a correção! De fato, por um cochilo meu disse que a Belina foi associada à linha Del Rey em 1987, mas foi um ano antes, informação já corrigida no texto.

      Muito obrigado pela correção e por nos mostrar a cronologia resumida da Belina, carro do qual gostamos bastante aqui!

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!