sábado, 30 de julho de 2022

Catálogo da semana: Linha Chevette (1988)

Há algum tempo - mais de um par de anos, pra ser mais exato - tive um Chevette SL 1988 vermelho mandarim e interior bege, empurrado por um motor 1,6/S já um tanto baqueado e necessitando de uma urgente retífica. A carroçaria estava ótima, mas o motor começou a dar sinais de que necessitaria de cuidados mais intensos: a falta de tempo e grana (sobretudo este fator) fizeram-me aceitar uma oferta e vendê-lo até barato para alguém que me prometeu cuidar bem do bicho.

Tempos depois - coisa de uns seis meses atrás - vi ao acaso o Chevette SL andando firme na BR-101, agora aos cuidados de um novo dono que providenciou uma extensa reforma e até mesmo deve ter instalado um turbo compressor no sedã (imagino que depois de uma minuciosa revisão no coração do bicho), a julgar pelo típico barulho de espirro que a válvula de alívio proporcionava nas trocas de marcha e a velocidade bastante promissora que ele desenvolvia na faixa mais a esquerda da rodovia federal...

Ver o carro bem cuidado me deu alegria e ao mesmo tempo saudade do interessante sedan; porém, a Anfavea - Associação de Fabricantes de Veículos Automotores, numa iniciativa que merece todos os nossos aplausos, digitalizou seus arquivos e os publicou na internet, tal como o interessante catálogo que a Chevrolet do Brasil preparou com muito carinho para contar aos interessados as novidades do Chevette para a linha 1988, cuja íntegra, graças à Anfavea, temos o prazer de mostrar aqui:

















A linha 1988 é a minha predileta, não por conta do meu antigo Chevette, mas em razão das muitas opções de acabamento e o fato de você, à época, poder configurar o seu carro ao seu gosto: meu antigo SL, por exemplo, contava com ar-quente, mas não com desembaçador traseiro. Sim, você poderia ter um SL/E com ar-condicionado e mais nada, ou um SL automático e com o condicionador de ar e o que mais você pudesse sonhar (e pagar).

Aliás, o que dizer do Chevette SL/E vermelho bonanza, o Chevette SL bege laguna? O mesmo que digo da Marajó SL/E verde oásis que faz uma participação especial no catálogo: há muitos anos atrás - e isso foi no começo do Século XV - via sempre uma igual a esta estacionada em um mercado perto de minha casa, lindíssima e muito bem cuidada.

Estou feliz com o meu Mille Eletronic, valente Fiat com esforçadíssimos 56cv de potência e ótimo fazedor de curvas; porém, naquela noite morna, rever meu antigo Chevette 1988 me deu a ideia clara de que a vida passa um tanto rápido e a gente tem de aproveitar as oportunidades de guiar e curtir os carros cujo destino caprichosamente faz cruzar o nosso caminho...

5 comentários:

  1. Recentemente, me chamou a atenção um Chevette '89 que de vez em quando aparece nas imediações do Parcão em Porto Alegre. Detalhes como a antena telescópica no paralama traseiro esquerdo, apara-barros de borracha com o nome Chevette, e uma plaqueta da extinta Mesbla Veículos são impossíveis de passar despercebidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve estar impecável, mesmo. Aqui estão ficando muito, muito escassos... Há apenas um SL, vermelho bonanza, movido a GNV e álcool, em uso para uma vidraçaria local. Alinhadíssimo, com algumas marcas do tempo, mas ainda na ativa!

      Excluir
  2. Tenho um 90. Preciso ajeitar ele. Sou do RJ. Se souber de um lugar q me ajude agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou aqui de Santa Catarina e, infelizmente, não conheço profissionais no Rio de Janeiro pra te indicar. Sugiro que procure algum clube de antigos ou alguém que já fez reparos para te dar as melhores referências, é sempre bom ver o resultado do serviço em outro carro antes de contratar. Boa sorte!

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!