Um dos automóveis mais carismáticos da história automobilísica nacional é o Opala. Vendeu muito bem, manteve-se em produção por vinte e quatro anos consecutivos (quatro anos a mais que o Chevette, dez a mais que o Monza) e lutou bravamente com outras opções do mercado (desde o Dodge Dart até o Alfa Romeo 2300, passando pelo Del Rey Ghia), oferecendo diversas opções (do esportivo SS6 até o luxuoso Diplomata).
Como já falei antes, em 1983 a fábrica da gravatinha dedicou suas maiores atenções ao Chevette, numa grande alteração do modelo de entrada da lista de preços; bem por isso, o Opala e a caravan não sofreram alterações de monta. Nada muito além das novas cores e padronagens de tecido, essas "novidades" tão frequentes em tempos de vacas magras...
Mas nem por isso a fábrica deixou de investir algumas centenas de cruzeiros para fazer um interessante catálogo da linha, o qual, disponibilizado pelo excelente Old Cars Manual Project, faço questão de compartilhar com vocês:
De se notar que a transmissão com cinco velocidades era disponível apenas aos motores de quatro cilindros. |
A Caravan Comodoro, à época, era a versão mais completa. Caravan Diplomata só em 1986, para concorrer com a Quantum CD. |
Na foto, a Caravan standard, mais básica da linha, mas com as rodas de aço "esportivas" opcionais. |
Novidades, no sentido estilísitco, só em 1985, quando a linha Opala/Caravan recebeu uma atualização na frente e na traseira, mas essa é outra história...
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