sexta-feira, 1 de maio de 2015

Catálogo Linha Ford 1979

 Lá em 1979 (e isso já faz um certo tempo, meu povo!), a Ford do Brasil completou 75 anos de Brasil - e tinha muitos motivos para comemorar. Afinal, tinha uma rentável linha de automóveis, utilitários, caminhões, tratores e até mesmo de eletroeletrônicos (quem não se lembra da Philco-Ford?). Nenhuma das fábricas de então tinha linha tão variada (nem ela própria vende mais tratores, por exemplo), daí a razão de um catálogo tão sortido, tão variado.

Falando nessa linha tão interessante, naquele ano, as maiores mudanças ficaram para os modelos Galaxie/LTD/Landau, alvo de vários pequenos carinhos, como o ar-condicionado integrado ao painel (não mais aquele caixote dependurado, já obsoleto em 1979), ignição eletrônica e pneus radiais. Ah, e não podemos esquecer - pois não aparece no catálogo abaixo - o maravilhoso Ford Landau Edição Especial. É uma série especial de 300 unidades do carro topo de linha da marca do oval, todas pintadas na elegante tonalidade bordeaux scala metálico, com todos os luxos de um já exclusivo Landau, além de uma plaqueta dourada no porta luvas, para lembrar dos bem vividos 75 anos da fábrica.

O catálogo (igualmente localizado no oldcarmanualproject.com) é bem interessante, e conta, inclusive, com os acessórios de fábrica. Dentre todos (alguns, aliás, deveriam ser item standard...), o que mais me chamou a atenção são os pneus diagonais com faixa branca para a linha Galaxie, em substituição aos excelentes, conquanto menos charmosos, radiais de cinta de aço. Eram outros tempos...

Divirtam-se!














E virão mais catálogos, pessoal! Temos muito o que prosear.

4 comentários:

  1. Interessante a disponibilidade de rádios com faixa de ondas curtas também em automóveis naquela época. A propósito: meses atrás vi uma Belina com lavadores de faróis no meu bairro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ford era muito generosa na execução dos acabamentos e na oferta de opcionais - pena que ar-condicionado para a linha Corcel só em 1982.
      Muito interessante, apesar de ter me esforçado muito, nem lembro se já vi uma Belina com os lavadores de faróis.
      Grato pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  2. Interessante que, na linha 79, o Corcel II ganhou nada menos que 3 inovações em todo o seu conjunto ótico: Lanternas traseiras caneladas em vez das lisas, só de 78; Lanternas dianteiras com lâmpadas âmbar e lentes brancas em vez da lente laranja-avermelhada, também só de 78; E o fato mais desconhecido: Em 78 havia apenas um par de meias-luzes dianteiras (lâmpada P21/5W nos piscas), e de 79 até 84 havia DOIS pares de meias-luzes dianteiras (lâmpada P21/5W nos piscas e lâmpada T4W na parábola de seus faróis junto com a lâmpada principal dos fachos baixo e alto). Ou seja, o farol retangular sem furo para a lampadazinha T4W (do mesmo jeito que os Opalas 80/84) só saiu no modelo 78 da linha Corcel II. Outra curiosidade é que apenas em 78 e 79 as lanternas traseiras do Corcel II tinham 6 parafusos de fixação, e de 80 em diante passou a ser apenas 4 parafusos de fixação. Essa mudança foi feita na linha 80 em diante do Corcel II por causa das torções da carroceria que causavam constantes quebras nas lanternas traseiras de 78 (lente lisa) e 79 (lente canelada), pois as mesmas eram ancoradas tanto nos paralamas traseiros como no painel traseiro. Erro de engenharia que foi corrigido na linha 80 do Corcel II para evitar tais quebras nas lanternas traseiras, que ocorriam inclusive em pequenos "encostões" na traseiras dos Corcéis 78 e 79 com lanternas ancoradas em duas partes distintas da carroceria (paralama e painel traseiro). Portanto, lanterna canelada sem frisos pretos e com 4 parafusos ancorados apenas no painel traseiro só saiu no modelo 80, pois em 81 elas passaram a vir com os frisos pretos até 84. Em 85 e 86 os piscas dianteiros perderam a maia-luz e as lanternas traseiras também foram reestilizadas (os 4 parafusos foram mantidos em cada carcaça, mas só o Corcel GL vinha com 8 frisinhos pretos em cada lente, sendo que o Corcel L 85 e 86 vinha sem esses frisinhos pretos nas lanternas traseiras).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu conhecimento é enciclopédico, realmente não conhecia a maioria dos detalhes (a não ser a lente lisa do modelo 1978, poucas vi nas ruas). Interessantíssimo o detalhe da alteração das peças por conta de torções (e isso pode explicar de serem muito raras as lanternas originais dos Corcel II até 1980). E pensava que os frisos pretos das lanternas dos últimos modelos era da linha toda, L e GL (o único dessa safra que vi um pouco mais original era um GL, não lembro de ter visto L 1985 e 1986). São detalhes preciosos para quem pretende restaurar um Corcel II, permita-me incluir seu relato em uma futura postagem das alterações dos últimos anos do Corcel (1985 e 1986).

      Muito obrigado por compartilhar as informações, volte sempre!

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!