terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Catálogo da Semana (Linha Comercial Fiat 1994)

Uma das coisas que me fazem pensar que estou ficando velho é ver que um veículo, que cansei de ver nas ruas zero-quilômetro, já foi produzido há mais de duas décadas e está ficando raro, até escasso. Sim, eu era uma criança de apenas três anos de idade de 1994, mas lembro bem dos Uno Furgão novinhos enfileirados no concessionário Phipasa, daqui de Florianópolis, todos destinados às frotas das empresas públicas destas paragens.

Claro, as Fiorino não sumiram do mapa, o mesmo digo dos Uno Furgão. Mas as picapes, bem cuidadas, estão bem raras de se ver, como a que ilustra este interessante catálogo disponibilizado pelo usuário Sidney68 no Flicrk:


A Fiat, com o lançamento do Fiat 147 pick-up, isso em 1979, inaugurou o segmento de utilitários compactos, com amplo sucesso desde então.

A topo de linha era a Fiorino 1.5. i.e. (de Injeção Eletrônica): o interior não era lá muito esmerado (o tecido dos bancos era o mesmo do Uno ELX, o topo de linha na época), mas carregava bastante peso e não fazia feio se comparada à Saveiro ou à Pampa ou à Chevy 500,  três concorrentes de peso.

Com a febre dos veículos de motor 1,0l, a Fiat não demorou em lançar o utilitário com cilindrada de um litro: não era exatamente veloz, mas era mais barata e tinha a fama de ser resistente.

Notem a abertura no teto do furgão: era um porta escadas, uma tampa basculante estrategicamente instalada para levar cargas mais altas, como uma escada. O interior era semelhante ao do Uno.

Quem não tinha pressa poderia ir de Fiorino Furgão 1,0, utilitário que não ganharia concurso de aceleração...

Um verdadeiro foguete com roupa de trabalho: leve, o Uno 1.5 i.e. na versão furgão andava uma barbaridade, sobretudo na versão a álcool, quase um carro esportivo sob o disfarce de um discreto veículo utilitário.

Primeira parte da ficha técnica, com os dados de potência. A injeção eletrônica era privilégio dos motores 1,5.

Notem os opcionais: bem comedidos, apenas o essencial e olhe lá!
Claro, um Fiorino 1,0 não era exatamente um veículo potente, mas, se tocado com calma e paciência, poderia carregar meia tonelada de carga, um feito que até hoje merece nosso respeito e consideração. Os utilitários da Fiat, nesta versão derivada do Uno 1983, foram produzidos até 2013, quando foram substituídos pelos derivados do Novo Uno. Mas não é tão impossível vê-los nas ruas, garantindo o pão nosso de cada dia.

9 comentários:

  1. O mais curioso é o Uno Furgão não ter contado com o motor 1.0 mesmo que o Fiorino tivesse essa opção.

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    1. E a ausência nem seria justificada pela má relação peso/potência com o furgão carregado até a capacidade máxima, porque a Fiorino 1000 era mais do que sonolenta quando levava o máximo de peso.

      O interessante é que nos anos 90 alguns Uno Furgão eram convertidos para versão de passageiros (modificação bem simples e não muito dispendiosa, com o uso de peças usadas) e se teria um interessante Uno "s" 1.500 bem divertido na garagem...

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    2. Justamente essa transformação para a versão de passageiros explica o sumiço do Uno furgão, e do Gol furgão também.

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  2. Essa Fiorino furgão 1994 1,0 saiu carburador ou injeção?

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    1. Imagino que as 1994 1,0 saíram com carburador, não me lembro de ter visto Fiorino Furgão e Pick-up 1,0 com injeção (infelizmente, porque ajudaria na potência e consumo).
      Grato pela visita!

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    2. Só lembro de ter começado a ver injeção eletrônica no Uno Mille em '95 com a versão EP. No caso do Fiorino, a ignição é eletrônica mas ainda usava carburador ao menos até '95.

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  3. Tenho uma Fiorino dessa 94 vermelha a pick up ela e longa mais os painéis sao satélite oq eu mais gosto dela, uma raridade a minha ta zera era do meu avô, um carro muito bom!

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    1. Você tem um carro que está ficando raro, Guilherme! E eu gosto muito do painel "satélite", meu Mille 1993 tem um destes e é muito fácil de operar, comandos todos muito perto do volante, uma comodidade que muito carro novo não tem.

      Grato pela visita e pelo comentário, volte sempre!

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    2. Precisamente na tarde da sexta-feira santa eu vi um Mille Electronic vermelho, ano '93 coincidentemente. Me chamou a atenção por ainda ter aquelas barras de teto.

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