domingo, 22 de outubro de 2017

Linha Chevrolet 1982

Já conversamos em outro momento sobre as novidades da linha Chevette 1982, mas não custa retornar ao assunto: afinal de contas, não é todo o dia que temos acesso às fotografias de fábrica, gentilmente disponibilizadas pelo John Lloyd no Flickr dele!


Com os retratos que veremos adiante, temos uma ideia de como eram os modelos que a Chevrolet aprontou para 1982, lembrando que o Monza, a maior novidade daquele ano, ainda era segredo quando estas imagens foram publicadas, certamente no final de 1981.




Acima temos a versão topo de linha da Caravan, a Comodoro, está bem equipada com vários opcionais, desde as rodas de liga leve, limpador e lavador traseiro até, provavelmente, com os itens de conforto como a direção hidráulica e o ar-condicionado. Vale recordar que a Caravan Diplomata só apareceu em 1985, para fazer concorrência à Quantum CD, recém-lançada.





O Opala Diplomata, lançado em 1979 (mas que só começou a ser vendido mesmo em 1980), substituiu o modelo Comodoro na posição de topo da linha Opala. A versão da foto, a sedan, era mais apropriada para um veículo de representação (e mais prático que o cupê), com quatro amplas portas e bancos individuais na frente, de encosto alto. Provavelmente o modelo da foto era equipado com o interessante motor 250 (o famoso e saudoso seis cilindros), acoplado a uma transmissão automática de três velocidades. Claro, o Landau era imbatível no quesito conforto, status e espaço interno, mas o Diplomata, como o Alfa Romeo 2300 e o Dodge Le Baron, também tinham seus predicados.





Sensação da linha 1980, o Chevette Hatch ainda atraía muitos consumidores: era prático, econômico, estável e tinha um espaço interno relativamente bom, auxiliado pela opção do rebatimento dos bancos traseiros, muito útil para ampliar o porta malas.



A Marajó ainda era uma novidade naqueles tempos; lutava no seguimento das peruas contra a Parati (lançada naquele ano, com muitos predicados), a Panorama (essa que nunca foi exatamente bem sucedida, apesar do excelente espaço interno) e a Belina (principalmente com as versões de entrada, até pelo preço). A Marajóia era muito interessante por ter a tração traseira, embora o preço de tal opção fosse caro: o espaço interno não era exemplar, o espaço pra bagaegens era inferior ao das concorrentes. Mas no quesito diversão ela empolgava a torcida: estável, ágil e com a tração traseira (sim, temos de falar muito da tração traseira, que deixa tudo mais divertido!).



O Opala Comodoro fazia o papel de intermediário na linha Opala, mas a versão fazia sucesso, especialmente no custo-benefício: tinha um acabamento muito superior à versão standard e, apesar de não tão luxuoso como o Diplomata, não fazia feio. As rodas de liga, conhecidas como "ralinho" eram opcionais muito desejados na época.


O Chevette Sedan para 1982 não apresentou muitas novidades; as maiores mudanças viriam em 1983, com a mais séria intervenção de estilo nas linhas e no interior. Mas nem por isso o modelo 1982 era assim tão ultrapassado: conservava as linhas da primeira reestilização (1978) e vendia muito bem. O acabamento da versão SL era muito caprichado.

Enfim, espero que vocês tenham aproveitado tanto quanto eu estas antigas imagens da GMB disponibilizadas para a imprensa local; muitas vezes uma imagem dessas pode ajudar numa restauração. Até a próxima!


Postagem atualizada em 24/11/2017, com as correções apontadas pelo nosso amigo leitor Xracer.


4 comentários:

  1. Douglas se me permite uma correção, o Diplomata não tinha banco inteiriço na frente com encosto de cabeça e sim bancos separados.
    O Chevette neste ano já tinha os faróis quadrados usando a moldura interior.
    Magnífica postagem com fotos da época !

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    1. Com toda razão, Xracer! Era o Comodoro standard que tinha os banco inteiriço na frente, o Diplomata já tinha os bancos com encosto alto, falha minha.
      Da mesma forma, o Chevette 1981 já tinha faróis no formato mais quadrado, para 1982 pouca coisa mudou.

      Grato pela atenção e pelas correções, todas sempre muito bem vindas!

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  2. Está aqui é como voltar no tempo , muito bom esse brog !

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    1. Fico feliz que tenha gostado do espaço, fique sempre a vontade e volte quando quiser! Obrigado!

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