domingo, 5 de julho de 2015

Catálogo Chevrolet Carvan Comodoro (1978)

Ainda não me cansei de navegar no site oldcarmanualproject.com. - e espero que vocês também não tenham se cansado de ver estes interessantes materiais, gratuita e gentilmente disponibilizados para todos nós.

Bem, hoje é dia de falar desse interessante catálogo da não menos interessante Caravan Comodoro 1978. Lançada quatro anos antes (no finalzinho de 1974, já como modelo 1975), a Caravas foi a primeira perua fabricada pela Chevrolet (a segunda só viria na outra década, a Marajó) e a segunda variação de carroceria do Opala (a primeira, nascida em 1971, foi a versão cupê).

Mas a Caravan, ao menos no começo de sua história, vendia uma ideia de praticidade, diria mesmo de trabalho (e diversão, se equipada com o interessante motor 4100), sem que houvesse uma ideia de luxo ou de esportividade, ideias adotadas nos Opala.

Porém, no ano em que a GM resolveu criar uma versão esportiva da carismática perua (a Caravan SS, que "levava tudo na esportiva"), alguém teve a ideia: e que tal vestir o traje de gala no utilitário?

O resultado foi a Caravan Comodoro, interessante proposta de luxo e praticidade. Evidente, a perua seria muito mais prática se tivesse quatro portas (algo que, infelizmente, nunca teve), mas não era diferente de outras opções da época (Belina e Variant II, por exemplo). Quem precisava de mais portas e espaço, serviria-se melhor da Veraneio, mais parruda, conquanto mais gastona.


Interessante notar que a Caravan do catálogo é uma rara versão básica (com câmbio de três velocidades com acionamento na coluna de direção e bancos inteiriços) com a tapeçaria de cor vermelha (outra novidade da linha 1978), configuração que você não vê todos os dias...

Fato é que a versão Comodoro fez sucesso, perdurando até 1985 como a versão top da Caravan, até a chegada da versão Diplomata na linha 1986, quando passou a ser o nível de acabamento intermediário. Mas esta é outra história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre aberto para sua colaboração.
Os comentários são sempre bem-vindos.