sábado, 6 de junho de 2015

Folheto de Treinamento Variant II (1977)

Uma vez mais, trago aqui para prosearmos mais uma das muitas e interessantes descobertas do site oldcarmanualproject.com. Se você estiver sem muito o que fazer, num desses dias de folga, recomendo fortemente uma visita ao site, lá a diversão é garantida.

Mas, como você resolveu ficar por aqui, vamos ao assunto da postagem: a Variant II. Lançada em 1977, já como modelo de 1978, ela veio ao mundo com a duríssima missão de substituir a conhecida e consagrada Variant, já com sete anos de estrada. E, é claro, garantir a participação da Volkswagen no setor das peruas (ou station-wagon, caminhonetas, como queiram), defendendo-se da recente Belina II e da já consagrada Caravan com motor 2500.

Seu nascimento, em 22 de novembro de 1977, talvez pela pressão, não foi dos mais tranquilos. Antes de chegar às revendas, a fábrica sofreu com uma séria vibração nas rodas dianteiras, culpa dos discos de freio dianteiros mais espessos do que deveriam ser. Até o problema ser resolvido, bem, a produção não decolou (mais detalhes na Quatro Rodas de abril de 1978, p. 22) . Depois, é outra história: a Variant II é um carro muito interessante.

Ela trouxe muitas novidades, a exemplo da suspensão dianteira tipo McPherson, coisa nova nos Volks aircooled nacionais. Até o quadro de instrumentos era bacana, tanto que foi aproveitado para o Gol, retumbante novidade lançada três anos depois.

Com tantas novidades, a Volks não deixaria passar essa oportunidade, tanto que bolou esse folheto de treinamento, para o pessoal se acostumar com as novas bossas da nova perua:



























A Variant II durou até 1981, não foi exatamente um sucesso de vendas, embora os defeitos iniciais não mais atormentassem a fábrica ou seus usuários. Até hoje ela é meio esquecida, vemos poucas nas ruas, algumas a venda com preço muito interessante, uma dica para quem quer um carro antigo, raro, interessante e com preço camarada.

Bem, gente, mais uma vez reitero que as imagens aqui divulgadas são exatamente as que encontrei no oldcarmanualproject.com - e agradeço ao site americano e o automobilista que disponibilizou essa preciosidade para todos nós (e que faço questão de divulgar o nome, se ele se apresentar) Ah, e ainda tem muita coisa bacana pra gente prosear...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre aberto para sua colaboração.
Os comentários são sempre bem-vindos.