sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Propaganda da Semana: ITA Lassalle (1989)

Esse é um carro bem raro, digo isso logo na primeira linha do texto. E nem poderia deixar de ser, pois é um dos últimos carros feitos em fibra de vidro antes da abertura das importações ocorrida em 1990. Para ser preciso, o Lassale viu o mundo pela primeira vez lá em 1989.

Bem, não o acho exatamente bonito. Talvez não ganhasse campeonato de elegância de linhas, mas pretendia ser um carro muito luxuoso - algo que efetivamente cumpria. Também, pelo que custava (algo próximo de dois Santana GLS 2000), tinha de ser um carro esmerado.

O projeto lembrava um possante Mercedes conversível - e o estepe na traseira, protegido por um ressalto executado em fibra de vidro, lembra um pouco um Cadillac. Toda essa classe era empurrada por um vigoroso motor GM 250-S, o mais do que confiável motor do Opala seis cilindros, 4,1 litros de pura saúde. Todo o restante da mecânica - desde os freios até a transmissão (inclusive automática, se a requeressem opcionalmente) - deve ser GM.

Esta é a única propaganda que conheço do Lassale. (fonte:propagandadecarrosantigos.com)
Já o projeto da carroçaria é da ITA: um chassis formado tubos de aço, devidamente emborrachados, suportava a "lataria" de fibra de vidro. Os faróis eram do Monza, lanternas do Chevette, os vidros e as maçanetas do Opala - e a grade é uma forte homenagem aos classudos Mercedes-Benz daqueles tempos.

O Lassale, único veículo da ITA, não foi exatamente um sucesso. Não sei o número exato; acredito que não mais do que 25 unidades foram montadas - o que decretou o fim do único veículo produzido pela ITA Motores e Montadora de Veículos Ltda.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Prezado Fabiano,

      Seu pai tem uma raridade na garagem, pessoalmente nunca vi um destes, mas sei que perto de onde moro (Florianópolis) tinha um à venda, também de 1989.

      Grato pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  2. Sou proprietário de um ano 1989., com 2-capotas., de cOr: Branca com capota Vinho., em perfeitissimo estado.==

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Dr. Altair Manoel,

      O senhor tem em mãos uma parte muito interessante e rara da nossa história automobilística nacional, o ITA, mesmo em 1989, era raríssimo, quanto mais hoje.

      E a combinação branco-vinho é interessante, o interior dele também é vinho?

      Grato pela visita!

      Excluir
  3. Tenho um do ano 1989., com 2- capotas., da côr Branca com capota Vinho., em perfeitissimo estado de conservação.-

    ResponderExcluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!