domingo, 16 de fevereiro de 2014

Propaganda Linha Corcel 1975

A propaganda dessa semana não foi publicada em uma revista. Mas é fortemente inspirada em uma. Se o leitor (a) é um daqueles colecionadores ávidos de revistas de automóveis, ou ao menos é um leitor das edições mais antigas da Quatro-Rodas, provavelmente deve conhecer o Nehemias Vassão. Ele foi responsável, durante anos a fio, pela seção de "segredos" da revista, para qual procurava, pelo Brasil a fora, as informações sobre os lançamentos das marcas nacionais.

Talvez por tanto se aborrecer por ter seus segredos revelados, a Ford criou esta interessante propaganda anunciando a linha Corcel 1975:


Aliás, as mudanças na linha Corcel para 1975 eram mais cosméticas. A linha vendia muito bem, obrigado, e alguns pequenos detalhes foram aprimorados. Mudança mesmo, para valer, só em 1977, com o lançamento do Corcel II. 

Ah, e em 1976, a equipe do Vassão descobriu os protótipos do Corcel II rodando em Mato Grosso, apesar do maior esforço da Ford para manter o segredo ainda em segredo...

2 comentários:

  1. Muito legal essa propaganda, Douglas ! Muito bem humorada, de longa duração, e sem dúvida era uma indireta à 4Rodas e o Nehemias Vassão !
    Foi nesse Corcel que mudaram os mostradores de redondos para quadrados, se não me engano e a lanterna traseira mudou também, "saindo" pra fora um pouco, antes era "colada" no painel traseiro.

    Carro que me traz muitas lembranças boas também, já que meu pai era super fã do Corcel, teve um L 72, L 76, L 78, Hobby 80 e GL 84.

    Voce recebeu os "scans" das páginas do Chepala, Motor 3, que te enviei ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Xracer, quando vi esta propaganda pela primeira vez eu me lembrei imediatamente do Vassão. Só imagino a raiva das montadoras ao ver o seu segredo deixar de ser um segredo nas páginas da QR - e essa foi uma resposta bem humorada da Ford aos caçadores de segredos, hehe.

      Na família não me recordo de nenhum Ford, só Fiat e GM.
      Mas me lembro que, quando pequeno, um vizinho meu tinha uma Belina LDO 1,6 álcool, azul metálica, se não em engano de 1981. Era extremamente original, impecável, tremendamente alinhada, hoje pegaria placa preta facilmente. Nunca me esqueço dos logotipos "álcool" com as três gotinhas em degradê...

      Porém, anos depois, o carro foi vendido - e o último proprietário detonou o carro em menos de dois meses. Venderam a Belina e o sujeito rapidamente destruiu a perua. Fico com o coração apertado só de me lembrar.
      Mas o Corcel é um carro que gosto muito, principalmente os cupê 1969/77, a lateral me lembra muito a do Mustang. Um sucesso de vendas, com toda certeza.

      Recebi sim, e agradeço muito o envio da reportagem. Pretendo, num futuro distante, montar uma Marajó 151-S, com a aparência externa rigorosamente original, como se ela tivesse sido feita pela GM na época.

      Obrigado pela visita e pelo comentário, Xracer.
      Abraço!

      Excluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!