sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Propaganda da semana (Volkswagen Gol 1994)

O Gol é um sucesso, todo mundo sabe. Está em produção desde 1980 - e com a aposentadoria da Kombi, ele é o modelo nacional mais antigo em produção. Mas, apesar disso, é um carro atualizado, que soube acompanhar as tendências do mercado.

O que talvez nem todos saibam é que o Gol, quando nasceu, não foi um sucesso. Ao contrário: com um fraco motor 1300, descendente direto do velho boxer que fez história com o Fusca, e um preço um tanto alto, o simpático carrinho da Volks não nasceu como um campeão, o que se refletiu no baixo número de inicial de vendas - ainda mais que o período de 1980-1981 foi péssimo para indústria automotiva nacional. 

Felizmente, sabendo se adaptar às demandas do mercado, a VW, já em 1981 tratou de providenciar um 1600 a ar para o simpático carrinho. Apesar de o festejado motor com refrigeração a água só ser disponibilizado ao Gol em 1985, ele, já na primeira metade dos anos 80, conseguiu se firmar muito bem no mercado, logo se tornando o carro mais vendido por vários anos consecutivos.

Contando com várias versões no seu portfólio, sedã (Voyage), perua (Parati), picape (Saveiro) e as esportivas GT (1984-1986), GTS (1987-1994), TSi (1996-2000) e GTi (1988-2001), a linha era bem diversificada, e o sucesso não veio em vão.

A propaganda, de 1994, é digitalizada no nosso acervo.
A peça publicitária acima, de 1994, explora muito bem a ideia de robustez e de baixo custo de manutenção que a marca alcançou no mercado. Isso, é claro, veio de muito longe, lá dos tempos do Fusca, antes chamado oficialmente de Volkswagen Sedan, o produto que fez a marca se instalar - e crescer - no mercado nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!