sábado, 10 de março de 2012

História do Chevette (1978)

1978 - A primeira plástica facial

A ansiedade de mostrar as novidades da linha 1978 era tanta que a Chevrolet não conseguiu esperar mais. Em setembro de 1977, a Quatro Rodas estampava em sua capa a novidade: habemus Chevette '78. Era um carro interessante de desenho mais atualizado.
A fonte de inspiração: Camaro '76 (foto Best Cars Web Site).
O desenho da frente do pequeno sedan era claramente inspirado no Camaro 1976, um parente estadunidense muito distante do nosso sedã. Vai ver o Chevette olhou o primo distante, naqueles coloridos portfólios de muscle car, e pensou: "quero ser parecido com ele". Tudo bem, não é uma cópia exata do Camaro, mas os desenhistas daqui beberam naquela fonte. Por isso, não acho que o desenho ficou ruim. Ao contrário, nosso sedã ganhou muito estilisticamente.

Foto: blog Showroom Imagens do Passado.
A nova frente emprestou um estilo leve e agradável do que o adotado primeiramente, de “cunha invertida”. Claro, substanciais alterações foram feitas: a grade passou a ser bipartida, com contornos cromados e o logotipo Chevette instalado na grade direita; o capuz do motor passou a abrir até a altura dos para-choques; os faróis, ainda redondos, ganharam molduras aerodinâmicas, mas os indicadores de direção continuaram instalados abaixo do para-choque. Desnecessário falar muito sobre as vantagens aerodinâmicas da nova frente, outro bom argumento explorado pela publicidade da Chevrolet.

Foto: blog Showroom Imagens do Passado.
Foto: blog Chevette Dicas e Venenos (QR 12/77)
As mudanças estilísticas estavam na dianteira, apenas. A traseira e as laterais continuaram como em 1973. Mas já era algo de novo, afinal. Até porque a concorrência andava animada: o Corcel II 1978, o avesso do Corcel 77, foi lançado um mês depois do facelift. A Chrysler também preparou mudanças no Polara. O mercado de carros pequenos era concorrido, leitores...
No interior foram feitas pequenas mudanças: um novo volante, de quatro raios, equipava todas as versões. Na versão GP, o acabamento central, na verdade o acionador da buzina, era diferente das outras versões, com desenho mais “esportivo”.

Foto: Reumatismo Car Clube.
Outra reformulação foi feita: a versão de entrada passou a ser chamada apenas de Chevette. O nome “especial” foi para o brejo, assim como aconteceu com a versão homônima do Opala. Porém, se economizaram no nome, melhoraram o acabamento: o revestimento interno em carpete passou a ser de série (substituindo o revestimento em borracha corrugada), assim como os bancos – de encosto baixo – reclináveis milimetricamente.

Foto: blog Showroom Imagens do Passado.
A versão L do Chevette não trazia grandes inovações. A SL também não, exceto a inserção de um logotipo “SL” instalado no lado direito do painel (o logotipo também era instalado nas versões L e GP, na básica o espaço ficava vazio). Apesar das pequenas mudanças no tecido que reveste os bancos e laterais, novas cores, além do preto e do bege, não foram oferecidas em 1978.

Foto: blog Showroom Imagens do Passado.
A versão GP, porém, sofreu modificações. Isto mesmo, versão GP. Talvez a lógica apontasse para a fábrica fazer a versão GP III, mas, sabe-se lá o porquê, a Chevrolet simplificou o nome. Nesse embalo, simplificou também a pintura: apenas o capô recebia pintura preta.

Ainda falando na dianteira, reestilizada como o restante da linha, não havia nenhum logotipo ou cromado. A porção superior do para-choque era pintada na cor da carroçaria, assim como os retrovisores e as maçanetas das portas. As faixas laterais deram lugar ao logotipo GP, aplicado na altura das lanternas traseiras. Aparentemente, o GP poderia ser encomendado em quatro cores, como bem lembrou o nosso leitor atento: ouro-metálico, branco, vermelho e prata. Quanto à parte mecânica, nada foi alterado.

 
Somando-se todas as vendas de todas as versões, temos o total de 86.384 unidades vendidas. Um excelente número, aliás! E para comemorar, segue o teste da revista Quatro Rodas, de setembro de 1977, contando para nós como foi o lançamento do novo Chevette para o ano de 1978:

 



 
Postagem atualizada em 27/06/2018. 

18 comentários:

  1. Corrigindo sobre o GP 1978, também era oferecido na cor branca.

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  2. muito bom o post sobre o chevette pois tirei uma duvida, pois tenho um 79 e ele não veio com tampa de porta luvas console central do cambio e nenhum emblema do lado igual ao sl gp e l, tinha duvidas se esse que tenho era l ou não. agora ja sei então que o que tenho aqui e um modelo básico, legal gostei....

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    1. Sim, você tem um raro modelo básico, que ainda tem as suas características originais. Com o passar do tempo, a maioria dos modelos básicos era incrementada com acessórios (como os emblemas, console, bancos com encosto alto, etc) por isso o seu Chevette 1979 é bem raro.

      Parabéns pelo carro e grato pela visita!

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  3. Que bacana essa história, tenho um modelo basico aqui tbm, gostaria de enviar fotos para que tirem dúvidas. Obrigado!

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    1. Você tem um ótimo carro em suas mãos, o Chevette, mesmo na versão básica, é um dos carros mais interessantes que já guiei. Se quiser, mande as imagens para o meu e-mail que terei prazer em responder as suas dúvidas: douglasantunespacheco@gmail.com

      Abraço e obrigado pela visita e comentário!

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  4. Aprendi a dirigir num 1978 sl, marrom...com frizos brancos e de alumínio sobre os pára-lamas...lindinho demais. Foi gostoso matar a saudade

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    1. É um carro muito bonito e interessante, com o melhor acabamento da linha, muito confortável. Você aprendeu a dirigir num ótimo carro!

      Obrigado pela visita e pelo comentário

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  5. Tenho uma duvida, li que teve uma alteracao de carburador (opcional) na linha 77/78 que era mais economico... ai queria saber se é o dfv228 ou o solex 35. Alguem sabe? tem chevette desses anos com os dois mas nao sei qual era o tal mais economico.

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    1. O carburador de corpo duplo era o Brosol 34-SEIE (código GM 9.302.405), o mesmo (com adaptações e novas regulagens)utilizado no Chevette 1,6 e na linha Opala 4 e 6 cilindros.

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

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  6. Tenho um Chevette 78 na cor preto, minha dúvida é se saiu Chevette preto no ano de 1978 .

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    1. Prezado(a),

      A Chevrolet oferecia a cor "preto formal" para a linha 1978. Não tenho uma tabela de cores com as exatas opções para cada modelo e versão, mas não era raro naquela época o comprador encomendar uma cor específica para o veículo que estivesse no catálogo (mesmo que usualmente o Chevette não fosse oferecido na cor preto formal, uma exceção poderia ser considerada).

      Em resumo: mesmo que a fábrica em um primeiro momento não oferecesse a cor preta para o Chevette, é bastante provável que se tratou de um pedido especial aceito pela fábrica.

      Grato pela visita!

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  7. Amigo qual era a diferença do L para o SL?

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    1. A diferença entre ambos era apenas acabamento. Motor e transmissão, carroceria, tudo igual. Mesmo as opções de carburação eram opcionais em ambos. Na prática, mudava pouca coisa, mesmo.

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  8. Ele foi inspirado no camaro 1976?? Ou no pontiac trans an 1976?? Pois acho o modelo 1978 -1979 os mais bonitos, elegância em automóveis

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    1. Podemos dizer que o Chevette se inspirou em ambos (talvez até um pouco mais no Pontiac), os elementos de desenho eram comuns naquela época e, tal como hoje, as fábricas usavam recursos de estilo parecidos de modo a passar uma impressão de unidade para os modelos. E o Chevette americano era muito semelhante, também!

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  9. Estou restaurando um chevette 1978 L ( veio com um volante esportivo que não é o original) e tenho dúvida quanto ao volante original. As 1ªs unidades saíram com o mesmo volante do 77 ? Consigo localizar isto pelo chassi?

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    1. Prezado (a),

      Pelo que pude perceber das publicações da época, os modelos 1978 (mesmo produzidos em 1977) saíram com o novo volante (aquele de quatro raios, como aquele mostrado no teste da Quatro Rodas acima publicado). Acho pouco provável (não impossível) que uma unidade tenha saído ainda com o modelo antigo de volante, mas não tenho conhecimento de alguma assim original.

      Por isso, até onde sei e pude apurar, o volante dos modelos 1978, mesmo dos primeiros, não é o dos 1977. E a ordem de produção do seu exemplar está nos últimos números do chassi (o primeiro foi 100001). Temos aqui uma postagem detalhada sobre o tema, inclusive.

      Obrigado pela visita!

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