sábado, 1 de outubro de 2011

O Nome das Cores

Tudo nesse mundo tem nome. Os animais, objetos tangíveis ou não, sentimentos, patologias, fenômenos naturais, etc, têm nome. Acredito que nós humanos temos a mania de pôr nome em tudo... Os carros têm nome, evidentemente. Alguns têm apelido, inclusive.

E até mesmo as cores dos nossos autos têm nome, acreditam? Leitor que não perde tempo com afirmações óbvias, não feche a janela do blog! Obviamente que as cores tem seu nome (cinza, preto, amarelo, azul, marrom, verde e por ai vai...). Acontece que o pessoal do marketing das empresas capricha no batismo das cores, criando chamativos nomes comerciais.

Tomarei por base a paleta de cores da linha Dodge, que conheço com um pouco mais de profundidade. São várias cores, apenas relaciono algumas das mais conhecidas.Tem cada nome interessante...

Amarelo Boreal: Não, não errei o nome da cor, tampouco o carro que ilustra este tópico. Este carro é amarelo! Ao menos a Chrysler vendia esta cor como sendo amarela...
.
Charger R/T 1971 Amarelo Boreal (Foto: Roger Bester/QR 12/1970)
Azul Meia-Noite: Este R/T histórico (que descansa em paz no grande ferro-velho lá do céu) era desta cor. O nome da cor é quase poético, pois nem todas as noites têm céu preto...

O primeiro Charger R/T com revestimento vinílico do teto na cor branca (foto: QR, forum Museu Dodge)
Cinza Himalaia, Marrom Sumatra, Branco Madagascar, Castanho Trípoli e Vermelho Riviera: são exemplos de cores que remetem a lugares, como países, ilhas, praias... Uma verdadeira aula de Geografia.

Dart Cupê Cinza Himalaia 1973 (foto: Museu Dodge.com)
O Dart Cupê Marrom Sumatra 1979 mais belo do Brasil! (foto: Mário Buzian, o proprietário do Sumatra)
Charger R/T 1978 Branco Madagascar (foto: Divulgação/ Chrysler)
Dodge Gran Sedan 1978 Castanho Trípoli (foto: Museu Dodge)
Charger R/T 1977 Vermelho Riviera (foto: Mopar Clube.org)
Vermelho Xavante, Vermelho Etrusco, Verde Minuano e Vermelho Azteca: exemplos de povos antigos, alguns da América.

Charger R/T 1972 Vermelho Xavante (foto: Mopar Clube.org)
Dart Cupê De Luxo 1972 Vermelho Etrusco (foto: Divulgação/ Chrysler)
Charger R/T 1972 Verde Minuano (foto: Mopar Clube.org)
Charger R/T Vermelho Azteca 1975 (foto: Mopar Clube.org)
Verde Jade, Verde Turmalina e Preto Ônix: Nomes de pedras preciosas (ou alguém pensou que o Verde Jade da linha 1976 era homenagem à Jade, personagem princiapl da novela “O Clone”?).

Charger R/T 1976 Verde Jade (foto: Mopar Clube.org)
Dodge Dart Sedan 1981 Verde Turmalina (foto: Museu Dodge.blogspot).
Dodge Charger R/T 1980 Preto Onix (foto: Dodge News.com)
Verde Imperial, Vermelho Dinastia e Vermelho Tudor: rol exemplificativo de nomes que nos remetem à nobreza. Em suma: nomes metidos a besta... Mas que as cores são lindas, ah, isso elas são!

Um impecável Dodge Dart Sedan 1970 Verde Imperial. (Foto: showroomimagensdopassado.blogspot).
Charger R/T 1975 Vermelho Dinastia, que de tão lindo ganhou o posto de "Dodge do Ano", pelo Museu Dodge! (foto: Museu Dodge.com)
Charger R/T  1974 Vermelho Tudor (foto: Dodge News.com).
Outras cores mereceram um nome composto: Amarelo Enxofre Cítrico, Bronze Castanho Brilhante, Preto Baixo Brilho, Vermelho Médio Nascente, Vermelho Escuro Cardeal, etc.  Não se trata de redundância, meus caros leitores. Quem nomeou a cor teve a preocupação de explicitar bem direitinho a nuance da cor.

Como disse no primeiro parágrafo, tudo nessa vida tem nome. Até mesmo as cores que pintaram os nossos Dodges nacionais.

5 comentários:

  1. Em Patos de Minas, interiorzão do Brasil, tem uma senhora que está com 85 anos de idade e ainda dirige pela cidade seu dodge dart cupê que ela comprou zero em 1971...e o carro continua "zero" originalíssimo. Virou lenda viva, tanto que em 2003 aos 71 anos a imprensa local brincava com ela falando de uma "desempenada velhona de 71 num desempenado dojão 71". Ela é muito querida e respeitada na cidade, é a famosa Professora Dona Elvira Porto...:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana a história, o automóvel e a proprietária já fazem parte da história da cidade, sem dúvida. Vida longa a essa senhora e ao Dart!

      Excluir
  2. Lindas! Queria mudar a cor da puma gtb de vermelho para verde ( linha dodge ).Agora vendo o vermelho tudor já pensó em ficar com esse tom de vermelho. Para encabular os policiais

    ResponderExcluir
  3. Sr. Douglas, como conseguir o código da cor vermelho tudor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado José,
      Eu apenas tenho o número do código da tabela da Chrysler do Brasil (R3A), é muito provável que esta cor tenha sido usada pela Chrysler americana. Por isso, sugiro a busca em sites americados especializados; ou, ainda, eventualmente alguém tenha essa referência numa fabricante de tintas.

      Lamento não poder ajudar, mas estou às ordens!

      Excluir

Este espaço está sempre aberto para sua colaboração.
Os comentários são sempre bem-vindos.