sábado, 2 de julho de 2011

Meyer Veículos

Assim como os escritores e jornalistas, os blogueiros vivem de seus leitores- e  pedido de um leitor é uma ordem! Aproveitando as férias acadêmicas, resolvi passar pela Biblioteca Pública  em busca de informações do concessionário Chrysler da região, Meyer Veículos.

Pilhas e mais pilhas de jornais O Estado (que não existe mais...) foram consultadas. Uma tarde inteira e um par de luvas descartáveis (pra evitar danos ao papel já fragilizado pelo tempo) gastos nesta epopéia. E o resultado é o que segue:

Não consegui descobrir a data precisa em que a Meyer Veículos abriu suas portas- tampouco quando fechou. O escasso tempo não me permitiu uma busca  mais apurada, porém acredito que a revenda abriu suas portas entre 1968/69. Confirmarei a informação posteriormente, mas ao consultar jornais de 1970 em outra oportunidade, verifiquei anúncios da Meyer.

A Meyer Veículos Ltda., fundada pelo Sr. Márcio Meyer, respondia pela venda dos Chrysler na região da Grande Florianópolis. Curiosamente a Meyer não ficava na porção insular de Florianópolis. A revenda foi instalada na parte continental da capital catarinense, na Avenida Fulvio Aducci, 597. Hoje, não há nenhum sinal de que um dia foram vendidos Dodges por lá... Antes, era só discar o (0482) 44-1165, 44-1169, 44-1267 ou 44-2992 e pedir informaçõs sobre seu Dodge zerinho...
  
Vai um carro usado aí? (Jornal O Estado,1976)

A Meyer era bastante versátil em suas vendas, não ficando adstrita aos Mopars nacionais. Produtos náuticos também eram negociados pela revenda. Pode parecer até estranho pensar num "Nautical Shop" numa revenda Chrysler (e é estranho mesmo!), porém devemos ter em mente que Florianópolis é um município litorâneo, inclusive com a sua porção insular.

Lanchas e Dodges eram vendidos pela Meyer (Jornal O Estado, 02/12/1976)

Em 1979, a Meyer criou o Consórcio Dodge- Polara. Como se vê, muitos felizes proprietários foram contemplados com seu Dodginho, como se vê na matéria abaixo:
Jornal O Estado, 1979.
Abaixo, outros anúncios da revenda:
Jornal O Estado, 12/1978.

Jornal O Estado, 12/1976.
Juntamente com a Meyer, as demais revendas em Florianópolis eram a Distribuidora de Produtos Nacionais Ltda - Dipronal e Florisa (Ford); Amauri Veículos e Koesa (VW); Phipasa (Fiat); Hoepcke Veículos (Chevrolet); J Vieira e Silva (Toyota); Gelcar (Gurgel); DVA (Mercedes-Benz); Rodomar (Caminhões Fiat). Destas, só a DVA e a Phipasa ainda existem...

PS: Se alguém tiver informações sobre a revenda, por favor entre em contato comigo (douglasantunespacheco@gmail.com).

2 comentários:

  1. A Chrysler já viveu dias de glória no mercado náutico e também teve uma vasta linha de motores estacionários/industriais de pequeno porte. Até já vi uns motores-de-popa Chrysler a uns anos atrás na casa de um irmão da minha bisavó...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. A Meyer S.A. já estava presente desde o início dos anos 60 em Florianópolis. Sua Matriz ficava na Rua Felipe Schmidt,no Centro, com loja no Edifício Zahia e vendia eletrodomésticos, fazendas (tecidos), ferramentas e automóveis. Como eles eram representantes da Simca do Brasil, com certeza atuavam antes da compra da Simca pela Chrysler, ou seja antes de 1967.

    ResponderExcluir

Este espaço está sempre disponível para a sua contribuição. Fique a vontade e participe, será um prazer ler - e responder - seu comentário!